Caros leitores, é o assunto do momento. Ninguém esperava ver o que todos vimos nesse campeonato inglês 2015/2016. Um time de médio porte conseguiu se sobressair diante de elencos milionários e camisas mais pesadas para levantar a taça. O Leicester City Football Club conseguiu tal façanha e, assim como os próprios torcedores dizem, foi um conto de fadas. Um time que teve grandes nomes do futebol inglês como Gordon Banks e Gary Lineker agora tem também um grande feito, um título. São histórias semelhantes às dos contos de fadas mesmo, pois nem tudo era só alegria. Em vez de basearmo-nos na temporada 2015/16, que tal falarmos um pouco da história do clube e voltarmos algumas temporadas anteriores?

Um pouco de história.

O time foi fundado na cidade de Leicester no ano de 1884. A cidade está localizada no centro da Inglaterra e era referência no comércio de couro. Devido às intensas caças às raposas durante o século XIX, na cidade, o clube adotou a raposa como seu mascote e, assim, começaram a ser conhecidos carinhosamente por "the foxes" (as raposas). O clube manda seus jogos no atual King Power Stadium, no qual cabem pouco mais de 32 mil pessoas.

Mas o Leicester, apesar de centenário, não é um clube dos chamados grandes. Antes do título de 2015/16, o máximo que havia conseguido era um vice-campeonato em 1930, em que terminou um ponto atrás do então campeão Sheffield Wednesday. Campanhas de destaque apenas como o heptacampeonato da segunda divisão inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa do mesmo país. Antes de voltar à Premier League em 2013/14, havia disputado a última vez em 2003/04. Ou seja, não é um time de largas expressões e frequência em decisões.

Dada a devida noção da grandeza e história dos foxes, vamos recapitular uma caminhada de alguns anos antes até o título na temporada 2015/16.

Após descer da Premier League para a Championship em  (segunda divisão inglesa) 2003/04, o Leicester City chegou a frequentar a League One (terceira divisão) em 2009, mas logo voltou para em 2009/10 disputar a segundona novamente. Foi nesse ano que, financeiramente, as coisas começaram a mudar para o Leicester que foi comprado pelo dono da rede King Power, dando o nome ao seu estádio, King Power Stadium.

Temporada 2012/13 nos playoffs da segunda divisão inglesa: quando o acesso parou em Almunia.

Watford recebia o Leicester City  em seus domínios, após o time de Leicester vencer a primeira partida por 1x0. O jogo seguia 2x1 para o Watford, resultado que classificaria os foxes para a final do playoff e disputa para subir para a primeira divisão, conhecida como Premier League. Mas aos 90 minutos, pênalti para o Leicester. Era só fazer, mas Anthony Knockaert chutou e desperdiçou a cobrança com colaoração do goleiro Almunia. No contragolpe seguinte, o Watford fez 3x1, frustrando as chances de acesso do Leicester naquela temporada.

O acesso em 2013/14.

Mas o time não se abalou e na temporada seguinte, Nigel Pearson botou as peças no lugar e o time passeou pela segunda divisão superando a marca de 100 pontos conquistados em 46 jogos, além de uma boa média de gols em jogos em casa, acima de 2 gols por partida. Tais feitos faziam com que a torcida do Leicester City esboçasse sorrisos por estarem voltando ao lugar de onde saíram em 2003/04.
Torcedores do Leicester comemoram acesso à Premier League

O Drama na Premier League e a vinda de Ranieri

Mas todo conto de fadas tem turbulências. Os blues ficaram na zona da degola por 27 rodadas e chegaram a amargar a lanterna da competição, ficando 7 pontos atrás do primeiro colocado fora do rebaixamento. Praticamente no natal de 2014 a torcida do Leicester já dava a queda como certa. Mas o milagre veio. Nas últimas 9 rodadas do campeonato inglês, a equipe conseguiu uma série de 7 vitórias e a permanência na primeira divisão.

Nigel Pearson surpreendentemente foi demitido, mesmo permanecendo o time na primeira divisão. O mais cotado para assumir os foxes era o ex-West Ham Sam Alardis, mas, para surpresa e choque de todos, trouxeram o até então decepcionante Claudio Ranieri. Técnico com pouca bagagem de conquistas mesmo em equipes consideradas grandes, além de ter vindo de um fracasso pela seleção grega de futebol ao perder para Ilhas Faroe. A chegada do italiano gerou desconfiança e revolta até em celebridades do futebol como Banks e Lineker que questionavam e muito a vinda do treinador, e chegaram a dar como certa a queda para a segundona novamente.

O Sonho Realizado

O italiano chegou e estipulou uma meta: 40 pontos e escapar do rebaixamento. Porém, o Leicester conseguiu boas sequências de pontuação; principalmente devido ao fato de perder poucos pontos para equipes medianas/pequenas, e a marca de 40 pontos foi alcançada perto do natal de 2015 (mesmo período em que, um ano antes, amargavam a lanterna). Por que não tentar algo a mais? Sim, tentaram! Jogadores como Jamie Vardy, Mahrez, Okazaki e Ulloa foram brilhantes ofensivamente em um time que jogava dentro de suas limitações. Para se ter uma idéia, Vardy vinha de um time da quinta divisão inglesa, Mahrez da segundona francesa e Ulloa do Almería da Espanha.

Jamie Vardy, melhor jogador da Premier League 2015/16 (skysports.com)
Mahrez (laacibtv.net)

Claudio Ranieri manteve o alto rendimento objetivo da equipe com bom aproveitamento no ataque e forte sistema defensivo composto pela intensa marcação desempenhada Morgan (ex-Nottingham Forest) e Huth (ex - Stoke City), além do goleiro Kasper Schmeichel (filho do dinamarquês Peter Schmeichel que fez história no Manchester United) e vinha do tradicional porém rebaixado Leeds United.

Alguns incentivos a mais como pagamentos de pizzas quando o time vencia e ainda conseguia a cleansheet (que é não tomar gols), promessa inicialmente paga após uma vitória por 1x0 diante do Crystal Palace. Para ajudar no psicológico, ainda contava com a atuação de monges budistas que propunham seções de meditação. Outro fator folclórico era o Danny Drinkwater quando estava suspenso assistia jogos da arquibancada, e no setor visitante, quando os foxes jogavam fora de casa.

Ranieri mostrou um estilo um pouco mais motivador do que em seus serviços anteriores. Há declarações do tipo "Nós (Leicester) não somos uma grande equipe, mas podemos jogar bem. Se os outros são melhores do que nós, terão que mostrar que realmente são. Vamos sempre exigir o máximo deles caso queiram ganhar de nós". Declarações como essas eram bem assimiladas pelo grupo e os resultados não vieram à toa.

Ranieri pagando promessa de pizza aos jogadores (dailymail.com.uk)

Placares históricos como um 3x1 fora de casa contra o rico Manchester City, 2x1 contra o Chelsea que culminou na demissão de José Mourinho foram só alguns exemplos da épica temporada do Leicester City. Um time encaixado, repleto de simplicidade, mas muito efetivo. O título e a consagração vieram após um empate em Manchester contra o Manchester United por 1x1. Mas, só foi confirmada a conquista após empate entre Chelsea e Tottenham por 2x2. Importante ressaltar que o Leicester foi muito bem nos jogos grandes, tendo perdido mais pontos apenas para o Arsenal. Contra os demais "concorrentes diretos" levou a maior vantagem.

Foram citados alguns jogadores e suas origens pré-Leicester City para que haja uma noção da façanha realizada pelo clube. Jogadores que vieram de times, com todo respeito, ruins. Porém, Ranieri soube extrair o útil de cada jogador como a velocidade de Vardy e Okazaki, os dribles e passes precisos de Mahrez e Ulloa, a força física dos "tanques" Morgan e Huth. Outras peças importantes a serem ressaltadas são o incansável Kanté (revelação francesa) e o Jeffrey Schlupp que era muito rápido em puxar ataques pelas pontas.

Equipe do Leicester City no começo da temporada (assets.internationalchampionscup.com)

Leicester tem que estar orgulhosa do time de sua cidade. Mostrou que o futebol é muito mais do que uma simples gastada de altas quantias de dinheiro, mas sim que necessita de um TRABALHO. Mostrou que por mais que alguns jogadores não sejam brilhantes, eles podem oferecer um pouco do seu melhor. 11 ofereceram um pouco de seu melhor e deu nisso. Uma equipe aguerrida e difícil de ser batida. O último campeão inédito do campeonato inglês havia sido o rival Nottingham Forest em 77/78 com o comando do lendário Brian Clough. Quem sabe não possa servir de inspiração aos foxes!

Parabéns Leicester! Que venham mais contos de fadas! Com finais mais felizes! Continuem fazendo a história de vocês! Mas, me chamem pra pizza um dia!



Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours

  1. E eu curti bagarai o texto com muitas informações e fatos históricos que eu ne

    ResponderExcluir
  2. É outra! Acho que ficaria muito bom um texto nesses moldes sobre as "zebras" do futebol!!
    Esse autor aí do texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilão, tem um texto nesses moldes feito pelo Joseclei, dá uma olhada na tela principal do Blog.

      Excluir