Caros palestrinos, o Palmeiras foi a Rosario (Argentina) jogar contra o Rosario Central neste dia 6 de abril de 2016. O resultado só não foi péssimo, pois conseguimos ser efetivos no ataque, mas diante de nossa necessidade, precisávamos é de vitória. Ela não veio, mas ainda há uma esperança pequena de classificação. Confiram a seguir como foi o jogo e as contas que precisamos fazer para tentarmos ir para a segunda fase.

Palmeiras foi a campo com um esquema diferente. Cuca armou o time no 3-5-2 em que os três zagueiros eram Vitor Hugo, Dracena e Thiago Martins. Com esse esquema, o treinador buscou liberar mais para o ataque os laterais, agora alas, Jean e Egídio. Os volantes foram Matheus Salles e Gabriel, Robinho no meio, Alecsandro e Gabriel Jesus no ataque.

O Palmeiras começou melhor quando a zaga do Rosario lembrou um certo Leandro Almeida e entregou a bola nos pés de Gabriel Jesus que não perdoou e fez 1x0 para o alviverde. Porém, todos sabíamos das qualidades do Rosario. Uma equipe bem organizada e postada, aos poucos, começava a ocupar mais espaços no setor ofensivo. Palmeiras que até uns 14 minutos do primeiro tempo conseguia ficar com a posse de bola, era forçado a se livrar dela pela marcação forte do sistema ofensivo argentino, composto por Lo Celso, Ruben e Cervi.

Não demorou muito até em bola parada, a bola desviar em Robinho e parar no fundo das redes de Fernando Prass. Até então, o Rosario começava a crescer na partida, buscava jogadas pelos lados e pelo centro e dava trabalho para um atordoado setor defensivo palmeirense. O Palmeiras precisava ser efetivo no ataque, ou seja, precisava aproveitar as poucas chances que teria.

Falta na intermediária e Robinho mandou na medida para Gabriel Jesus colocar no fundo das redes de Sosa. Um gol no fim do primeiro tempo que aliviava um pouco o sufoco do Palmeiras. Porém, agora vem o maior "erro". Na volta do segundo tempo, aproveitando o meio de campo mais povoado, o Palmeiras precisava segurar mais a bola no setor ofensivo e não chamar o adversário para seu campo. Palmeiras teve a chance de fazer o terceiro em bola na trave de Gabriel Jesus, mas no rebote Jean também não conseguiu concluir com perfeição.

Como o gol não foi feito, novamente em bola parada, Cervi recebeu em jogada ensaiada e igualou a peleja em 2x2. O Palmeiras ainda mandou mais uma bola na trave. Cuca mexeu então no time com entrada de Barrios no lugar de Alecsandro e Robinho saiu para a entrada do Zé Roberto que seria o meia de armação.

Resultado estava ruim, mas ficou pior quando Vitor Hugo cometeu pênalti infantil sobre o jogador do Rosario. Dessa vez, Ruben bateu bem e virou o placar para o time argentino. O Palmeiras deu uma desestabilizada na parte emocional e o time começou a se desorganizar em campo. Tanto que Gabriel Jesus cometeu uma infantilidade e acabou expulso, deixando os palmeirenses em apuros.

Mas lembram-se da efetividade? Pois bem! Egídio cobrou falta que Lucas Barrios empurrou de carrinho para o fundo das redes em posição duvidosa. Mas era um gol que aliviaria um pouco o nervosismo. Depois desse gol, o Palmeiras ficou menos desesperado, embora apresentasse ainda algumas falhar no posicionamento em campo. Rosario ainda deu algumas chegadas, mas Fernando Prass mostra porque merece confiança da torcida. Fim de papo.

Palmeiras entrou em campo com um sistema tático diferente, mas não sei a que ponto ele foi treinado para ser usado em um jogo decisivo. Fato que o time conseguiu ir bem na parte ofensiva, mas faltou um pouco de tranquilidade para administrar o resultado. Gabriel Jesus foi bem no ataque, mas ainda deve no quesito emocional; jovem ainda, primeira Libertadores (de muitas, espero), acredito que vá amadurecer bastante. Matheus Salles e Gabriel foram bem de volantes, assim como os laterais alas que apoiaram bem na parte ofensiva. A crítica negativa fica por parte de Robinho que ficou meio apagado e deixava o meio campo do Palmeiras um pouco lento.

Na volta do segundo tempo, faltou organização para prender mais a bola no ataque mesmo e chamar menos o adversário. De qualquer forma, na teoria, esse resultado não é ruim contra um adversário fora de casa, ainda mais jogando a bola que o Rosario vem jogando em seus domínios. Porém, pela nossa situação, precisávamos de mais. De vitória.

Agora, para o Palmeiras classificar, vamos às contas;

- Nacional enfrenta amanhã fora de casa o River Plate. Em caso de vitória do River, o Nacional permanece com 8 pontos, mesma pontuação do Rosario. Em caso de empate, vai a 9 e fica a um ponto na frente do Rosario. Se o Nacional ganhar, vai a 11 pontos e garante sua vaga às oitavas.

- O Palmeiras está com 5 pontos e 0 de saldo, já o Rosário, 8 pontos e 3 de saldo. Para o Palmeiras classificar, precisaria ganhar de 3 gols de diferença do River na última rodada e torcer para o Nacional ao menos ganhar do Rosario. Caso o Nacional perca amanhã, seria mais cômodo torcer para o Rosario ganhar do Nacional e o Palmeiras passar pelo River, já que o Nacional tem apenas 2 de saldo de gols.

O que resta agora é torcer para que não haja "jogo de comadres" entre Nacional e Rosario e que o Palmeiras faça sua parte. É pouca, mas ainda há esperança.

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

3 comments so far,Add yours

  1. Pelos deuses do futebol, o Palmeiras vai passar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não passar, ao menos tem um bom norte pra continuidade da temporada.

      Excluir
    2. Seria uma injustiça HOJE o Palmeiras não passar, tendo em vista as melhoras da equipe. Porém, se essas melhoras forem mantidas no decorrer da temporada, o Palmeiras tem tudo para voltar próximo ano para a Libertadores.

      Excluir