Bom dia fãs da velocidade! Voltamos depois de um longo período para analisar a terceira corrida do Mundial de Fórmula 1 2016, um campeonato que a cada corrida que passa vem se desenhando com mais alternativas e possibilidades, exceto no lugar mais alto do pódio, dominado por um dominante Nico Rosberg. Sem mais delongas, vamos de fato a análise do excelente GP chinês deste domingo.


A prova que começou com as atenções voltadas para Hamilton, que largava no fim do grid, teve capítulos determinantes logo na primeira curva. Primeiro, uma boa largada de Ricciardo aliada a uma partida pouco eficiente do pole Nico Rosberg propiciaram ao australiano assumir a ponta do GP. Um pouco mais atrás, as duas Ferrari se embolaram. Vettel deixou uma espécie de "corredor" na parte interna da primeira curva, Kvyat foi esperto e por ali se meteu. Surpreendido, o alemão foi obrigado a corrigir para não acertar o russo, e foi aí que acertou seu próprio companheiro de equipe. Um momento bastante polêmico da prova, mas fica claro que Kvyat não tocou efetivamente no alemão, apenas aproveitou o espaço. Vettel se viu numa situação complicada e fez o que pôde para não bater. Acidente de corrida, que infelizmente prejudicou o grande fim de semana de Kimi.

O outro incidente da largada envolveu a Sauber de Felipe Nasr com o vice-líder do campeonato Lewis Hamilton. Depois de desviar de um pedaço de asa, o brasileiro tentou retomar o traçado normal da pista para contornar a curva, porém, não viu que Hamilton havia tomado este caminho, quebrando o bico da Mercedes. Uma desatenção de Nasr, mas sem a necessidade de punição.


Daniel Ricciardo furou o pneu quando liderava GP da China (Foto: Divulgação )Liderando a prova, Ricciardo contou com um adversário inesperado: um furo no pneu traseiro esquerdo que estourou e deixou a liderança no colo de Rosberg. Pouco depois, em razão da sujeira na pista, o safety-car entrou em ação, uma mão na roda para os pilotos com pneu supermacio, que foram quase que todos para os boxes. Momento para mais um capítulo polêmico desse GP. Com o SC na pista, Vettel foi ousado e antes do limite de velocidade do pit-lane, ultrapassou Sainz e Hülkenberg, ganhando posições e um tempo precioso. A direção de prova considerou que Nico era quem estava "lento demais" e até puniu o piloto alemão, isentando Seb de qualquer manobra ilegal. Mais um lance difícil de opinar... Bem, se o regulamento disser que não se pode ultrapassar sob bandeira amarela, quem ultrapassou é que tem a "culpa", caso contrário, seria situação normal de corrida.

Com seus caros bem posicionados depois da relargada, a Williams começou a aparecer na prova. Massa chegou a ser o vice-líder, cercado de perto por Kvyat, que logo conquistou a ultrapassagem. Mais uma vez, a corrida era muito movimentada, com estratégias distintas e muitas ultrapassagens no pelotão intermediário. Com excelente rendimento, a Ferrari de Räikkönen e a Red Bull de Ricciardo iam escalando o pelotão, juntamente com Hamilton. Na liderança, nenhuma ameaça a Rosberg, que via pelo retrovisor Vettel tomar o segundo lugar de Kvyat, que ainda assim garantiria o pódio. Grande resultado para o russo, que precisava reagir depois de um início de temporada bastante complicado.

Mais uma vez optando pelos compostos médios, a Williams fez sua última troca na volta 24, com Massa. Bottas parara uma volta antes. De início, os carros conseguiram até algumas ultrapassagens. com Massa ocupando um excelente quarto lugar. Mas a dificuldade aumentou quando Ricciardo (com pneu médio) e Kimi (macio) vieram voando pra cima de Bottas e Massa. O australiano conquistou o quarto lugar, enquanto o finlandês chegou em quinto, ambos em grandes corridas de recuperação.


E no meio disso tudo, aonde parou Hamilton? Pois é, o inglês teve de tudo para conquistar até mesmo a quarta posição, mas não segurou Ricciardo e Räikkönen, parando no sétimo lugar atrás de Massa. Sem conseguir sequer acompanhar o ritmo do brasileiro, Lewis caiu de rendimento, chegando quase a ser pressionado por Verstappen na última volta! Seria um mau acerto do carro para esse GP ou Hamilton está sucumbindo a pressão logo no terceiro GP do ano?

Nada disso importa para Rosberg, que cruzou tranquilo a linha de chegada para conquistar a terceira vitória na temporada, abrindo incríveis 36 pontos de vantagem para Hamilton, que só leva três de frente para o terceiro colocado do campeonato, Daniel Ricciardo! Nos construtores, vai se consolidando o trio que promete movimentar os pódios desse ano: Mercedes (114 pontos), Ferrari (61 pontos) e Red Bull (57 pontos).

A próxima corrida será em Sóchi, no dia 1º de maio. A corrida que abre a temporada europeia abre também um período determinante no campeonato, que deve ser o passo inicial para Hamilton buscar sua melhor forma e derrotar seu rival e companheiro de equipe, e também para a Williams pelo menos tentar, ousar mais para voltar ao posto de terceira equipe do grid, declarado como objetivo para este ano.
As corridas vem sendo incrivelmente disputadas e interessantes de se assistir, e esperamos que durante a nova fase da temporada esse ponto permaneça igual. Ao que tudo indica, estamos no caminho certo.
Daqui a duas semanas, voltaremos com a cobertura da maior categoria do automobilismo mundial. Um abraço e até a próxima!

Confira a classificação do GP da China:

Resultado GP DA CHINA (Foto: Reprodução / F1)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours