Olá fãs do futebol europeu! Voltamos nesta semana com mais um resumão dos destaques das oitavas de final da Champions League, desta vez com as partidas que complementam os jogos de ida desta fase da competição. Em grandes duelos táticos, destacamos as boas vitórias fora de casa de Barcelona e Manchester City. Veja tudo o que de bom aconteceu nesta fase logo abaixo, e não se esqueça de participar deixando sua opinião nos comentários:




Arsenal 0 x 2 Barcelona



Um dos jogos mais aguardados dessas oitavas de final, o Arsenal tinha o apoio de sua torcida para tentar surpreender o forte time do Barcelona, que vem encantando o mundo com o trio MSN. A partida começou equilibrada. O time da casa procurou acertar as marcações e eliminar os espaços dentro de sua área, dificultando as tabelas do Barcelona. O time catalão mantinha a maior posse de bola, mas encontrava certa dificuldade para criar jogadas de perigo. A primeira grande chance de gol do jogo foi dos mandantes. Chamberlain apereceu livre na marca do pênalti, mas desequilibrado, chutou fraco nas mãos de Ter Stegen.

Aos poucos, o Barcelona ia envolvendo o Arsenal e chegando mais próximo do gol. Porém a defesa do Arsenal seguia fazendo um grande trabalho, não dando espaço para a finalização. Já perto do fim do primeiro tempo, o time catalão teve boas chances com Suárez. Na primeira, o uruguaio tocou para o meio da área, mas ninguém apareceu para completar a jogada afastada pela defesa. A segunda chance veio nos acréscimos em lindo passe de Busquets para Daniel Alves, que de primeira mandou na cabeça do centroavante. A bola passou raspando o poste direito de Cech, encerrando o primeiro tempo no Emirates Stadium.
Arsenal x Barcelona ao vivoO segundo tempo  iniciou ainda muito equilibrado. O Barcelona com mais posse de bola, , começava a encontrar frestas na defesa do Arsenal, levando perigo já nos primeiros minutos. Neymar teve boa chance, mas o experiente goleiro Cech fechou bem o ângulo, evitando o primeiro gol da partida. Estava faltando apenas este detalhe para ambos os times: colocar a bola dentro das redes. Estava claro que quem falhasse primeiro, sairia perdendo.

Giroud aproveitou-se da bola aérea e quase marcou, mas Ter Stegen fez grande defesa aos 14 minutos da segunda metade. E quando a torcida londrina começava a ver a equipe se soltar no jogo em busca do importante gol dentro de casa, um balde de gelo caiu sobre as quase 60.000 pessoas que assistiam a partida. Em grande jogada de contra-ataque, Neymar disparou em velocidade e achou Messi livre de marcação. O argentino esperou o goleiro Cech sair para definir a jogada e abrir o marcador, dando fim ao tabu de não marcar gols no goleiro tcheco.

O Arsenal não conseguiu levar grande perigo no restante de jogo, e pior, viu Suárez acertar a trave poucos minutos depois do primeiro gol! O time de Arséne Wenger ainda tentava ameaçar com Welbeck, mas sem resultado. O golpe final veioaos 39 minutos, quando Flamini que acabara de entrar no jogo cometeu pênalti em Messi. O argentino bateu bem, fechando o placar em Londres.
Grande resultado para a equipe do Barcelona. A vantagem por 2 a 0 na casa do adversário praticamente encaminham a classificação dos espanhóis, que mesmo não começando o jogo em seu melhor nível, conseguiram encontrar espaços na defesa adversária. O Arsenal vai agora em busca de algo que muitos considerariam um milagre: derrotar um dos melhores times do mundo e fora de casa. Talvez Wenger precise de mais mobilidade no ataque, colocando Welbeck no lugar de Giroud. Outra alternativa é fazer Özil aparecer mais, criar jogadas para que a equipe possa pressionar efetivamente. A missão é difícil, mas não impossível.

Juventus 2 x 2 Bayern de Munique


Em Turim, Juventus e Bayern fizeram mais um grande jogo na segunda terça-feira de Champions League em 2016. Ao contrário de Arsenal e Barcelona, o jogo começou movimentado e com menos de um minuto, Mandzukic teve boa chance na entrada da grande área, mas Neuer defendeu sem problemas. O Bayern reagiu com Vidal, aos três minutos de jogo. O chileno arriscou forte de fora da área, para boa defesa de Buffon. O jogo era equilibrado, e a Juve quase saiu na frente em boa jogada de contra-ataque puxada por Dybala. O cruzamento saiu muito forte e Mandzukic não conseguiu o chute. Logo depois, Müller teve a grande chance do jogo. Livre na pequena área, o passe de Lewandowski veio um pouco atrás para o alemão que não conseguiu o domínio e viu a zaga tirar a bola quase em cima da linha.

O Bayern dominava o jogo. Com mais posse de bola, a equipe de Guardiola obrigava até mesmo o ataque da Juventus a recuar e ajudar na marcação, o que dificultava a saída em velocidade e a criação de jogadas. Encurralando o adversário, o time alemão ia achando os espaços, faltava apenas a conclusão a gol, que não saía como o desejado. Bernat e Lewandowski tiveram boas chances mas pararam em Buffon, mas já no final do primeiro tempo, não teve jeito.

 Aos 42 minutos, Douglas Costa tocou de cabeça para o meio da área, a defesa afastou mal e novamente deixou espaço para Müller que apareceu sozinho para tocar para as redes italianas, marcando o primeiro da noite.

Perdendo o jogo, a Juventus mudou sua postura no início da segunda metade. Buscando a pressão logo na saída de bola, o time acabou ficando mais vulnerável, cedendo os temíveis contra-ataques. E num deles, vei o que muitos pensavam como o golpe fatal do time alemão. Robben recebeu de Lewandowski, clareou e bateu forte para o gol de Buffon, aumentando a vantagem bávara.

Os donos da casa não abandonaram a postura do início do segundo tempo, e intensificaram suas jogadas de ataque. O time contou ainda com a colaboração de Kimmich, que afastou mal a bola. A redonda sobrou para Mandzukic, que tocou para Dybala sair na cara de Neuer e diminuir a vantagem dos visitantes, 2 a 1.

Com o apoio do fanático torcedor, a Juve ganhou força no jogo, em busca do importante gol do empate. Cuadrado teve boa chance, mas Neuer abusou de seus reflexos para espalmar por cima do gol. A equipe da casa seguiu em cima, e a recompensa veio aos 30 minutos do segundo tempo, quando Morata cabeceou para o meio da área, onde Sturaro desviou de carrinho para o fundo das redes, tudo igual em Turim.

Ainda houve tempo para boas chances de ambos os lados, com destaque para Bonucci, que arriscou um belo chute de fora da área já nos minutos finais, Neuer foi seguro e fez grande defesa, assegurando o empate fora de casa.

Bom resultado para o Bayern, que tem ainda mais tranquilidade para a partida de volta, na Alemanha. Podendo empatar em 0 a 0 ou 1 a 1, o principal problema do time talvez sejam as lesões, que obriguem a improvisação de alguns jogadores e ainda colocam jovens promessas em xeque participando de uma partida tão importante. Precisando de gols, é nisso que a Juventus precisa se concentrar, em aproveitar os erros do adversário, e tentar acertar melhor as marcações no seu campo de defesa. Mais uma vez a missão dos italianos é complexa, mas com muita aplicação tática e eficiência, o jogo de volta pode rservar uma noite histórica ao time italiano.


PSV 0 x 0 Atlético de Madrid


Jogando em Eindhoven, o PSV tinha um importante duelo frente o Atlético de Madrid. Contando com o apoio de sua torcida, a equipe da casa tinha a obrigação de um bom resultado frente o grande time espanhol. A primeira grande chance do jogo foi logo aos três minutos, quando Vietto saiu na cara de Zoet. O atacante conseguiu encobrir o goleiro, mas não contava com a rapidez de Bruma, que conseguiu evitar o gol quase em cima da linha.

A partida era bastante equilibrada. Um jogo pegado, com poucas arrancadas e chances de gol. Novamente em lançamento longo, Griezmann encontrou espaço entre três defensores do PSV e tocou na saída de Zoet. Esperto, o goleiro conseguiu evitar o gol com o braço esquerdo.

Pelo lado do PSV, ficava clara a falta que fazia o centroavante Luuk de Jong. Pereiro, o substituto escolhido por Cocu não conseguia dar sequência as jogadas. Guardado não conseguia aperecer pelo meio e o time pouco ameaçava. A primeira boachance foi com Pröpper, que tabelou com Pereiro e tocou para o gol, mas Oblak estava atento e fez boa defesa. Sem muita ação, o primeiro tempo terminou sem gols no Philips Stadion.
A segunda metade não reservou muito mais do que já visto. Numa noite ruim, o time do PSV não conseguia se desprender da forte marcação dos espanhóis, que não davam espaço e forçavam os passes errados do adversário. Com a bola, o Atlético também não era capaz de produzir boas chances, o que deixava a partida um tanto quanto monótona.

O cenário começaria a mudar quando Pereiro acabou expulso após falta desnecessária em Godín. O jogo que já não era favorável aos donos da casa ficou ainda mais dramático, e Cocu não viu outra solução a não ser recuar a equipe. Com Isimat-Mirin e Hendrix em campo, o time colocou praticamente todos os nove jogadores em torno da grande área! E o Atlético que não é dos times mais criativos, não arriscava de fora da área nem tentava jogadas individuais, virando presa fácil para a defesa da casa. A entrada de Lestienne e o maciço apoio da torcida ainda deram um calor final ao jogo, que terminou mesmo no 0 a 0.

Placar favorável ao Atlético, que tem agora a vantagem de jogar em casa para  definir o confronto. Porém, um gol do PSV pode mudar completamente o cenário da partida de volta, onde o time de Eindhoven já poderá contar com De Jong, artilheiro da Eredivisie. Uma partida que pode ser controlada por quem marcar o primeiro gol, este que ficará muito mais próximo da classificação.


Dynamo Kiev 1 x 3 Manchester City


Voltando a jogar em casa, o Dynamo Kiev recebeu o Manchester City tentando começar com o pé direito a luta por uma vaga nas quartas de final da Champions League. E foi o que aconteceu! Nos primeiros minutos de jogo, o Dynamo pressionou e quase abriu o placar com Yarmolenko, Hart fez boa defesa e a bola ainda tocou no travessão antes de se perder na linha de fundo. Pouco depois, Teodorczyk teve outra boa chance após roubada de bola já no ataque, mas o chute saiu à direita do goleiro.

A empolgação dos mandantes esfriou cedo, mais precisamente aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio, Agüero pegou o rebote na grande área e bateu bonito, colocando os ingleses na frente do marcador. O time da casa sentiu o gol e acabou perdendo o ritmo. Com isso, o Manchester City passou a levar mais perigo, como num bom chute de Agüero já dentro da grande área, onde a balou tirou tinta do poste esquerdo. Já depois dos 30 minutos, foi a vez do goleiro Shovkovsky ter trabalho no chute de Yaya Touré. Dominando as ações ofensivas, o gol dos citizens foi ficando maduro. Em boa jogada pela esquerda, Agüero achou Sterling, que cruzou para David Silva ampliar o marcador, 2 a 0 para os visitantes. Numa grande noite, Agüero teve a chance de marcar mais um, mas novamente a bola passou a poucos centímetros da trave do goleiro ucraniano. Final do primeiro tempo e vitória parcial tranquila do time de Manchester.

A equipe da casa voltou decidida a tentar alguma coisa nova, e começou atacando, a exemplo do primeiro tempo. Yarmolenko fez boa jogada pela direita e bateu forte, a bola passou perto da trave de Hart. A pressão relâmpago dos mandantes fez efeito aos 13 minutos, quando Buialskyi pegou em cheio a bola mal afastada bela defesa. O chute ainda desviou em Otamendi, enganado Hart e reacendendo as esperanças da torcida ucraniana, 2 a 1.

A equipe da casa seguiu em cima e quase conseguiu o empate com Buialskyi. O meia recebeu boa bola de Miguel Veloso e bateu forte, para importante defesa de Hart!
Aos poucos, o Dynamo foi deixando de criar oportunidades e a equipe inglesa foi tomando conta do jogo. O gol que sacramentou a vitória veio só no último minuto, chute forte de Yaya Touré, que definiu o 3 a 1 em terras inimigas,

Bom jogo do time inglês, mais um que encaminha a classificação para a próxima fase. Apesar da boa vitória, o time passou alguns sustos. Talvez apertar mais a marcação, dando menos espaço para o Dynamo jogar resolva o problema dos citizens, que tem o favoritismo para avançarem, pelo menos, até as quartas de final.

A Champions League tem agora uma breve pausa. O melhor torneio entre clubes volta apenas no dia oito de março, com as partidas de volta entre Wolfsburg vs Gent e Real Madrid vs Roma, e o Jovens Cronistas não perde nenhum detalhe do melhor futebol do mundo. Um abraço e até a próxima!

Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours