Olá fãs do futebol holandês! Voltamos com mais uma análise da rodada da Eredivisie, desta vez de uma forma mais dinâmica. Falamos hoje sobre a 24ª rodada do campeonato holandês, que teve mais vitórias dos líderes e ainda o início de uma promissora recuperação do Twente. Sem mais delongas, vamos ao resumão da rodada:



A rodada começou com um bom jogo entre ADO Den Haag e PEC Zwolle. A equipe visitante venceu o time de Den Haag por 2 a 0 com dois gols nos acréscimos. Dekker fez o primeiro aos 45 minutos do primeiro tempo, enquanto Veldwijk acertou um bonito chute de primeiro aos 46 minutos da segunda metade. O grande lance de perigo do ADO no jogo foi novamente de Dennis van der Heijden. A sensação do time de Den Haag (que já havia se destacado na 23ª rodada) jogou duas bolas na trave do PEC, ficando a poucos centímetros de empatar o jogo e mudar a história da partida.


No sábado, grandes resultados que consolidaram a boa fase de algumas equipes. O AZ goleou em casa o Groningen por 4 a 1! Janssen e Vlaar abriram o marcador em rebotes de escanteio. Já no segundo tempo, Haps fez o terceiro em jogada e contra-ataque. De Leeuw descontou de pênalti mas es mais uma sobra na cobrança de escanteio, Henriksen fechou o placar em Alkmaar. Enquanto o Groningen perdeu preciosos pontos na luta por uma vaga na UEL, o AZ já alcançou a terceira posição na tabela de classificação! Com sete vitórias seguidas, o time mais uma vez foi eficiente e aproveitou as falhas do adversário para construir uma boa vantagem. Grande trabalho de Van den Brom e de seu time, que marcou dez gols nos últimos dois jogos! Com certeza, um dos favoritos a uma vaga na Europa League.


Destaque também para o Twente. Se recuperando a passos largos, o time de Enschede conquistou mais uma vitória, desta vez contra o lanterna da competição, o Cambuur. Os Tukkers abriram o placar após linda jogada de Ziyech, que tocou por cima do goleiro Nienhuis. Peersman tentou o corte mas acabou marcando contra, 1 a 0 Twente. Depois foi a vez de Cabral marcar mais um bonito gol no Grolsch Veste, acertando um belo chute de fora da área, 2 a 0 com 31 minutos do primeiro tempo. Já nos acréscimos da segunda metade, Ziyech cobrou pênalti com cavadinha, fechando o marcador em Enschede, 3 a 0.
Derrota que complica ainda mais a situação do Cambuur, que segue na lanterna da Eredivisie. O time soma agora sete derrotas seguidas, e nem a demissão de Henk de Jong parece ter funcionado. Se o Cambuur está no fundo do poço, o Twente segue a todo vapor na escalada da tabela. O time já soma quatro vitórias seguidas, ocupando a 13ª posição com 28 pontos. O rebaixamento que antes era um medo real, agora já aparece bem distante, e o time pode se dar ao luxo de pensar em coisas mais altas, como até uma vaga na Europa League.

O PSV também fez o dever de casa nessa rodada. A equipe recebeu em Eindhoven o Heracles, que vinha de derrota para o AZ Alkmaar. O time de Almelo começou recebendo um balde de água fria logo aos três minutos, quando após boa jogada de contra-ataque, Pröpper apareceu livre na grande área para tirar do goleiro Castro e abrir o marcador. O PSV seguiu dominando a partida tática e tecnicamente. Enquanto o Heracles sequer ameaçava a equipe adversária. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Pereiro de pênalti ampliou a vantagem dos mandantes, que apenas controlaram o marcador para garantir mais uma vitória na Eredivisie, a oitava seguida! Mantendo o bom futebol das últimas rodadas, o PSV muda o foco agora para a Champions League, aonde encara o Atlético de Madrid pelas oitavas de final. O Heracles já sente a saída de Tannane e começa a bobear na Eredivisie. Apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e atuações um tanto quanto inconstantes do time de Almelo, que se mantém na luta por uma vaga na UEL, mas precisa voltar a ser eficiente, especialmente contra as equipes menores, para se firmar no topo do campeonato.


Abrindo o domingo de Eredivisie, Graafschap e Vitesse fizeram o Dérbi de Gelderland, a maior província holandesa. Na esperança de goleada sobre o maior rival, o Vitesse saiu na frente com um belo chute de Nakamba, que inaugurou o placar no Vijverberg. O Graafschap correu atrás do prejuízo e empatou aos 40 minutos, quando Vermeij mandou uma bomba numa falha de marcação da defesa do Vitesse.
Em boa jogada pela esquerda, o Graafschap surpreendeu novamente o Vitesse virando a partida logo no primeiro minuto do segundo tempo, novamente com Vermeij desviando cruzamento na pequena área. Precisando do resultado, o Vitesse buscou pressionar o adversário. Levantando muitas bolas na área, o time foi encurralando o Graafschap, e conseguiu o gol do empate já nos minutos finais, mais um belo gol por sinal. Baker arriscou de fora da área e conseguiu colocar um efeito impressionante na bola, que mudou sua trajetória repentinamente enganando o goleiro Jurjus e morrendo no fundo das redes. Se considerarmos especialmente o nível técnico das equipes veremos que, mesmo conquistando o empate a poucos minutos do fim, esse resultado é péssimo para o Vitesse. O time que marcava muitos gols no primeiro turno agora soma apenas uma vitória nos últimos seis jogos, incluindo empates contra Graafschap e Excelsior, ambos na zona de rebaixamento. Rob Maas aindap ode estar se habituando ao time, visto que o assumiu apenas na pré-temporada de inverno, mas novamente perder pontos contra equipes pequenas pode fazer a diferença, da mesma forma para o Graafschap, que ponto a ponto segue escalando o pelotão. Aproveitando-se da má fase do Cambuur, já saiu da lanterna e nesse momento teria a chance de lutar por uma vaga na Eredivisie pela Nacompetitie. Seguir batalhando e surpreendendo os grandes pode ser a chave para os Superboeren subirem ainda mais na tabela e escaparem do descenso.

Mais tarde, Ajax e Excelsior jogaram na Amsterdam Arena. Claramente superiores, os Ajacieden saíram na frente com bonito gol de Milik no final do primeiro tempo. O mesmo Milik voltou a balançar as redes na segunda metade, em bom passe em profundidade de Younes. Já nos minutos finais, boa tabela do ataque do Ajax e Klaassen apareceu livre dentro da grande área para tirar do goleiro e decretar a vitória dos mandantes, um tranquilo 3 a 0.

Mais uma vez o Ajax fez o dever de casa. Porém, segue atrás do líder PSV. O elenco dos Amsterdammers é sim um dos mais qualificados da Holanda, e agora se prepara para um grande duelo em casa frente o embalado AZ Alkmaar. Uma derrota pode significar a perda de contato com o líder do campeonato e um grande baque no time de Frank de Boer. Concentração é essencial para o Ajax não perder mais pontos importantes na luta pela Eredivisie.


Fechando a rodada, o Feyenoord deu sequência ao seu jejum de vitórias empatando em casa com o Roda JC. Apesar do mau resultado, a equipe pressionou desde o começo da partida e foi claramente superior, parando apenas nas boas defesas do goleiro Van Leer. O arqueiro só não conseguiu parar a cabeçada a queima-roupa de Kuyt, aos 45 minutos do primeiro tempo, 1 a 0 Feyenoord.
O time de Rotterdam seguiu pressionando e por pouco não aumentou o marcador. Mas, quando a fase é ruim acontece de tudo... Aos 24 minutos do segundo tempo, o Roda Basaçikoglu não conseguiu evitar a saída da bola. O Roda foi esperto e cobrou rápido o lateral. Van Duinen estava na banheira e aproveitou-se do lance rápido para dominar e cruzar para Ngombo, que empatou a partida. E o azar do time de Rotterdã não terminaria aí. Elia teve grande chance aos 45 minutos do segundo tempo já na grande área! Eljero soltou a bomba ela tocou no travessão, quicou na frente do gol e se perdeu na linha lateral. Mais um jogo sem vitória para o Feyenoord, mas temos de ressaltar a mudança de postura no time. A diretoria contratou Dick Advocaat para auxiliar o trabalho de Van Bronckhorst, o que com certeza mudou a rotina e parece ter mudado a confiança dos jogadores. O primeiro passo foi dado, resta ao time continuar treinando e buscando aperfeiçoar-se ainda mais para voltar a vencer.

Nos outros jogos da rodada, o Utrecht venceu em casa a equipe do Willem, 2 a 1. Destaque para os dois gols de Ruud Boymans, além da lesão que pode tirar Ogbeche do restante da temporada. Uma perda importante para a equipe que busca escapar do descenso. No outro jogo, Heerenveen e N.E.C. empataram em 1 a 1, com direito a pênalti perdido por Te Vrede nos últimos minutos de jogo! Um resultado ruim pra ambos. O Heerenveen ainda muito longe da zona da UEL, já o N.E.C. com seu quarto jogo seguido sem vitória.

Confira a classificação da Eredivisie após 24 rodadas

A Eredivisie volta no próximo fim de semana e o Jovens Cronistas não vai deixar passar nenhum detalhe da 25ª rodada do campeonato holandês. Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários, queremos saber se você gostou do formato atual da crônica ou ainda prefere o antigo. Não se acanhe, precisamos de você! Um abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. os textos são muito bons mas é bom destacar os resultados parabéns

    ResponderExcluir