Olá fãs do futebol holandês! Voltamos nessa segunda com a nossa análise sobre a 21ª rodada da Eredivisie, que foi recheada de grandes jogos: Twente venceu e saiu da zona da Nacompetitie, Feyenoord perdeu a quinta seguida e o PSV assumiu a liderança! Ah, e ainda tem a grande briga por uma vaga na Liga Europa, que aumenta a cada rodada! Confira tudo o que aconteceu no fim de semana de futebol holandês aqui, no Jovens Cronistas:

Zwolle 1 x 2 Groningen


Jogando em casa, o PEC fez um bom jogo com o Groningen num confronto direto pelo oitavo lugar. Depois de começar melhor e parar nas grandes defesas de Padt, o Zwolle viu o adversário sair na frente. Mickey van der Hart saiu mal do gol e Sorloth tocou de cabeça para abrir o marcador. Os mandantes seguiram arriscando e em novo cruzamento, Lam deixou tudo igual no começo do segundo tempo. Aproveitando as brechas no lado esquerdo adversário, o Groningen chegava perigosamente. E por lá saíram os gols da equipe. Primeiro com De Leeuw, que aproveitou a deixada de bola de Hoesen. Depois com o próprio Hoesen, que finalizou forte na primeira trave.
Com a vitória, o Groningen encerrou uma sequência de seis jogos sem vitória, subindo aos 31 pontos e colando na zona de classificação para os playoffs pré-UEL. O Destaque do time nesse jogo foi a eficiência, já que com menos chances de gol, a equipe foi mais perigosa que o adversário e venceu até com certa autoridade. Já o Zwolle perdeu duas posições, caindo para o décimo lugar . A equipe somou apenas um ponto dos últimos nove disputados, e todos eram com adversários próximos na tabela de classificação. Essas derrotas podem pesar muito no final do campeonato e deixarem o PEC mais distante do sonho de conquistar uma vaga numa competição europeia.

PSV 4 x 2 De Graafschap

De olho na liderança, o PSV enfrentou no Philips Stadion o emergente Graafschap, que ainda acredita no milagre da permanência. O time de Eindhoven fez valer a sua qualidade perante o adversário e abriu 3 a 0, com gols de De Jong, Pröpper e Narsingh. O Graafschap foi valente e chegou a diminuir a vantagem para 3 a 2, mas Pereiro fez o quarto dos Boeren aos 39 minutos do segundo tempo e fechou o placar
Com o tropeço do Ajax, o PSV assume a liderança da Eredivisie! O melhor ataque do campeonato chega a 50 pontos contra 49 do concorrente. Mesmo desacreditado por alguns depois das saídas de Depay e Wijnaldum, Cocu faz um trabalho excepcional com o time de Eindhoven, mantendo a equipe viva em todas as competições disputadas! Um grande feito do treinador, que vai ganhando cada vez mais o coração e a confiança da torcida, aumentando ainda mais a história já vitoriosa no clube.

N.E.C. 0 x 3 AZ Alkmaar

Ron Vlaar during the Dutch Eredivisie match between NEC Nijmegen and AZ Alkmaar at the Goffert stadium on January 30, 2016 in Nijmegen, The NetherlandsEm grande ascensão no segundo turno, o AZ visitou o NEC mirando a aproximação da zona de classificação para a Liga Europa. A equipe de Alkmaar começou o jogo a todo vapor e Henriksen abriu o placar logo no primeiro minuto! Aos 15, foi a vez de Jahanbakhsh aumentar a vantagem e fazer o 2 a 0. Coube a Garcia fechar o marcador já no segundo tempo, 3 a 0!
A vitória leva o AZ aos 31 pontos, no oitavo lugar da tabela. O time de Alkmaar tem 100% de aproveitamento em 2016! Depois de um primeiro turno abaixo da média, Van den Brom parece ter encontrado o estilo de jogo ideal para a equipe, contando ainda com a boa fase do centroavante Janssen, que marcou seis vezes nos últimos quatro jogos! O N.E.C. apesar de perder uma grande chance de subir para o terceiro lugar segue numa ótima campanha. O quinto lugar depois de um ano difícil na Jupiler League ainda pode melhorar, basta a equipe de Nijmegen manter o bom futebol que vem agradando à todos.

Roda JC 2 x 2 Ajax

Precisando se recuperar da má atuação diante do Heracles no fim de semana, o Ajax foi até Kerkrade enfrentar o embalado Roda, que vinha de duas vitórias seguidas. Com gols de Milik e El Ghazi, os Amsterdammers abriram 2 a 0 com menos de 30 minutos. Mas a partida que parecia fácil ficou difícil quando Poepon descontou, aos 35 minutos de jogo. A torcida sentiu o momento do time e jogou junto até o final da partida. A recompensa veio nos acréscimos, quando Ngombo apareceu livre na pequena área para empatar o jogo!
Euforia em Kerkrade e decepção em Amsterdã. O Roda chega ao terceiro jogo seguido sem derrota, contra um adversário muito mais tradicional e com um time muito mais qualificado. Já o Ajax mais uma vez viu a vitória escapar, e dessa vez perdeu também a ponta do campeonato, assumida pelo rival PSV. O próximo jogo será contra o Feyenoord, que vem de uma fase pior ainda, mas como diz o velho ditado: clássico é clássico!

Feyenoord 0 x 2 ADO Den Haag

Pressionado depois de quatro derrotas seguidas, o Feyenoord voltou à Rotterdam para enfrentar o ADO Den Haag, que vinha de derrota para o lanterna da Eredivisie, o Graafschap. Ansioso, o Feyenoord não conseguia atravessar a defesa do ADO, e acabava por arriscar nos chutes de longa distância, sem muito resultado. Numas das poucas subidas ao ataque dos visitntes, Havenaar ajeitou o cruzamento vindo da direita e Jansen, sem marcação, marcou o primeiro do jogo. No segundo tempo, em lance individual, Zuiverloon passou pela defesa do Feyenoord e saiu cara a cara com Vermeer! Aí foi só tirar do goleiro e instaurar de vez a crise em Rotterdam.
O Feyenoord contabiliza agora cinco derrotas consecutivas! A exemplo do ano passado, o clube deixa de mirar a liderança para tentar garantir o terceiro posto e uma vaga direta na Europa League. Van Bronckhorst tem ainda neste meio de semana a KNVB Beker, um confronto com o embalado Roda JC fora de casa. A copa nacional é o meio mais simples de se chegar à Europa League, mas a essa altura, qualquer confronto exige máxima concentração e empenho de todos os atletas.

Twente 3 x 1 Utrecht


Com o empate do Excelsior, o Twente dependia apenas de si mesmo para sair da incômoda zona da Nacompetitie já nesta rodada, bastava uma vitória sobre o Utrecht no Grolsch Veste. O time de René Hake começou bem, e com com gol de brasileiro! Bruno Uvini completou o cruzamento de Ziyech na entrada da pequena área, 1 a 0 aos quatro minutos de jogo. A defesa do Utrecht deu bobeira e El Azzouzi marcou o segundo aos oito minutos de jogo, em posição duvidosa. Em boa jogada após cobrança de escanteio, Gutiérrez recebeu livre dentro da grande área e fuzilou Ruiter, 3 a 0 em menos de 45 minutos! O Utrecht até descontou, mas apenas no fim do segundo tempo. Boymans deu números finais ao marcador em Enschede.
A vitória tão esperada tirou o Twente da zona da Nacompetitie depois de sete rodadas seguidas! O time de Enschede vem mostrando progressos ao longo das partidas e parece caminhar para uma tranquila recuperação. Já o Utrecht perdeu a chance de subir três posições numa única rodada e terminar a 21ª jornada no quarto lugar. A distância para os demais clubes diminuiu bastante e a briga por uma vaga na Europa League promete ser frenética nas próximas rodadas.

Outros resultados:

Willem II 0 x 0 Heracles Almelo
Vitesse 0 x 0 Excelsior
Cambuur 0 x 1 Heerenveen (Friese Derby/Dérbi da Frísia)


Confira a Classificação da Eredivisie após 21 rodadas:


Entre a próxima terça (02) e quinta-feira (04), teremos as quartas de final da KNVB Beker, e o Jovens Cronistas (curta nossa página no Facebook clicando aqui) vai te deixar informado de tudo o que acontecer na copa nacional. Até a próxima pessoal!

Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours