Em poucas palavras, quero compartilhar com os amigos e irmãos a importância de ler os salmos na bíblia. Primeiro, vamos destacar as pessoas que escreveram os salmos: 

Davi foi o maior escritor, ao todo foram 73 salmos. Asafe escreveu 12, os filhos de Corá escreveram 9, Salomão escreveu 2, Hemã (com os filhos de Corá), Etã e Moisés escreveram 1, cada. 51 dos Salmos são anônimos. De acordo com textos do Novo Testamento (Atos 4:25; Hebreus 4:7), dois destes salmos anônimos são atribuídos a Davi (Salmos 2 e 95).

Os Salmos foram escritos entre a época de Moisés (1400 a.C.) e o cativeiro babilônico (586 a.C.). Sem dúvida, este livro é um dos mais lidos de toda a bíblia. Até mesmo pessoas que não tem o hábito de ler as sagradas escrituras, conhecem o Salmos 23: "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará ...". Salmos não é um livro com uma narrativa histórica, mas sim, um livro com cânticos. Ao lermos este livro com cânticos, veremos pessoas que clamaram a Deus nos momentos de angústia, de desespero. Pessoas que eram perseguidas, mas viam em Deus, a única solução para fugirem dos inimigos. Pessoas que até mesmo quando estavam "no pó", "na lama", reconheciam a soberania de Deus e de que Ele é o único que pode nos arrancar de baixo e nos dar a tão sonhada vitória e descanso. É no livro de Salmos que temos os maiores exemplos de louvor a Deus. O Salmo de número 150, verso 6 está escrito: "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!". 

Os cânticos contidos neste livro, nos trazem conforto até mesmo quando estamos nos momentos mais difícil de nossas vidas. São neles que temos revelações a respeito até mesmo da vinda de Jesus. Alguns deles são messiânicos e apontam para as coisas futuras. Sem dúvidas, o SENHOR fala conosco através deste livro. Abaixo, vou dar algumas dicas de leituras, para o momento que você pode estar atravessando em sua vida:

Quando você quiser ...                                Leia ...

encontrar conforto ............................ Salmo 23
falar intimamente com Deus ................ Salmo 103
aprender uma nova oração .................. Salmo 136
aprender um novo cântico ................... Salmo 92
aprender mais a respeito de Deus .......... Salmo 24
compreender melhor a si mesmo ........... Salmo 8
saber como se aproximar de Deus .......... Salmo 5
ser perdoado por seus pecados .............. Salmo 51
sentir que vale a pena viver ................. Salmo 139
entender porque deve ler a bíblia .......... Salmo 119
louvar a Deus ................................... Salmo 145
saber que Deus está no controle ............. Salmo 146
dar graças a Deus ............................... Salmo 136
agradar a Deus .................................. Salmo 15
saber porque deve adorar a Deus ............ Salmo 104

Através dos Salmos vamos compreender melhor as coisas de nossas vidas. E compreendemos melhor quando nos identificamos com os sentimentos dos salmistas. Eles expressam nossas dores, desejos, pensamentos e nossas orações. Leia Salmos diariamente, se possível um por dia, e conheça melhor a Deus através deste livro tão precioso que nosso SENHOR nos deu. Cada verso, cada palavra, foi Deus quem inspirou as pessoas para que as escrevessem. 

Boa leitura e fiquem com Deus!
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Exato André, os Salmos representam justamente essa busca pelo conforto e melhor entendimento das tempestades da vida, por outro lado também é equivocada a postura de alguns Cristãos, que apegam-se APENAS aos Salmos, e esquecem-se do restante da Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Adriano. Eles esquecem que de Gênesis a Apocalipse é a palavra de Deus. Cada versículo da bíblia é de muita importância.

      Excluir