Olá amigos do Jovens Cronistas! Começamos 2016 retornando com as postagens sobre o futebol holandês. Nosso tradicional "Resumão da Rodada" voltará a ser postado ao fim de cada rodada da Eredivisie, mostrando o que de melhor aconteceu no campeonato holandês!

O primeiro post de 2016 tratará da 20ª rodada da Eredivisie. O Ajax tropeçou e viu o PSV se aproximar. O Feyenoord segue sem marcar pontos em 2016 e já tem até o terceiro lugar ameaçado. Na parte de baixo da tabela, um bom dia para Graafschap e Roda, que venceram e buscam manter-se na primeira divisão. Veja os destaques da rodada abaixo:

Ajax 0 x 0 Heracles Almelo

Em casa, o Ajax enfrentou uma das grandes surpresas do campeonato até então, o Heracles Almelo. Retrancado, o time de John Stegeman fez uma grande partida taticamente, mas falhou nas poucas chances a gol que teve. O Ajax pareceu ansioso, e o mau comportamento do time refletiu no técnico De Boer, sempre agitado e insatisfeito à beira do gramado. A equipe de Amsterdã apostou nos cruzamentos e chutes de longa distância, mas nem os meias nem os atacantes estiveram num bom dia.
Empate um tanto sonolento, que não animou os 44.500 torcedores presentes. Para o Ajax fica o gosto de uma má exibição contra um time que se limitou a defender. Para o Heracles, a sensação de dever cumprido e um ponto a mais numa das melhores campanhas da história do time de Overijssel.

De Graafschap 3 x 1 ADO Den Haag




Lanterna da Eredivisie, o Graafschap surpreendeu mais uma vez ao derrotar o ADO Den Haag de virada por 3 a 1! A equipe de Doetinchem saiu perdendo, mas manteve a calma e conseguiu o empate já no segundo tempo. Os Superboeren aproveitaram a desatenção da defesa do ADO para virarem o jogo e liquidarem a fatura, já nos acréscimos.

Em 12º, o ADO contou com tropeços adversários para manter uma boa posição na tabela. Porém uma derrota para o lanterna da Eredivisie certamente não deixou os torcedores contentes, e com razão. O alto investimento dos chineses ainda não trouxe o rendimento esperado, Europa League ainda é apenas um sonho para o ADO. Sonho bem mais modesto do Graafschap, que busca um milagre para a permanência na Eredivisie. Levando em consideração os últimos campeonatos, a equipe precisa de aproximadamente 25 pontos neste segundo turno para manter-se na primeira divisão.

Vitesse 1 x 1 Zwolle


Num confronto direto por uma vaga nos playoffs pré-UEL, Vitesse e Zwolle ficaram no 1 a 1 numa partida muito prejudicada pela atuação da arbitragem. Quem saiu na frente foi o Vitesse, gol contra de Van Polen. O PEC foi rápido e três minutos depois, Marcellis dentro da pequena área empatou a partida. Ambos os times reclamaram de pênaltis não marcados: uma bola na mão de Van Polen e um empurrão de Van der Werff em Veldwijk foram as queixas das equipes. O Zwolle ainda teve um impedimento mal assinalado, num lance cara a cara de Veldwijk e Room.
O empate não foi bom para o Vitesse. Mesmo com muita posse de bola, a equipe criou poucas chances. O ataque caracterizado pelas boas jogadas individuais foi estático, e tirando um bom chute de Kazaishvili, Van der Hart não teve muito trabalho. O sentimento do lado de Zwolle não é muito diferente. O time teve um bom contra-ataque e outras grandes chances, além das anuladas ou não assinaladas pela arbitragem. A vitória não veio por detalhes, e a distância para a zona da Europa League permanece em três pontos.

Excelsior 1 x 3 PSV Eindhoven


Já sabendo do empate do Ajax, o PSV foi até Rotterdam encarar o Excelsior ciente de que uma vitória deixaria a equipe apenas um ponto atrás do líder do campeonato. Contra o frágil time do Excelsior, os Boeren cumpriram a missão e com gols de De Jong, Hendrix e Narsingh garantiram o triunfo por 3 a 1 (gol contra de Bruma já no final da partida diminuiu o placar para os mandantes).
Com quatro vitórias seguidas e 14 partidas de invencibilidade, o PSV se consolida de vez na luta pelo título, e justamente num momento importante do campeonato, já que o Ajax terá o clássico com o Feyenoord daqui há uma semana. Apresentando um futebol eficiente, o time comandado por Philip Cocu se mostra o maior adversário dos Ajacied, superando a expectativa criada em cima do Feyenoord e demonstrando chances reais de conquistar o bi.

Feyenoord 1 x 2 Heerenveen

No De Kuip, Feyenoord e Heerenveen fizeram o melhor jogo da 20ª rodada da Eredivisie! Numa partida muito movimentada desde o começo, Veerman abriu o placar aos 39 minutos de jogo, numa cochilada da defesa do Feyenoord. O time de Roterdã quase sofreu o segundo logo no começo do segundo tempo, mas Thorsby chutou na trave. Aí então a equipe da casa acordou. Sempre tendo o veterano Kuyt como líder, o Feyenoord assustou o goleiro Mulder em algumas oportunidades, até que Achahbar acertou uma linda bicicleta que ainda tocou no travessão antes de entrar! O time se empolgou e quase virou com Vilhena, que cobrou falta no travessão! O Heerenveen não se encolheu, e como prêmio, conquistou o gol e a vitória. Te Vrede brigou pela bola com a zaga do Feyenoord. No bate-rebate, a bola sobrou para Van den Berg, que chutou no cantinho de Vermeer, fechando o marcador em Rotterdam.
Dutch Eredivisie - 'Feyenoord Rotterdam v SC Heerenveen'A quarta derrota seguida do Feyenoord, que sequer somou pontos em 2016 e tem apenas dois pontos de vantagem para o N.E.C., quarto colocado. Apesar do bom jogo com o Heerenveen, o time pecou em alguns momentos, como no primeiro gol onde demorou a cercar o ataque adversário e até em passes simples, que não saíram ideais e travaram possíveis bons ataques. O Heerenveen sobe na classificação, alcançando duas vitórias seguidas e os 26 pontos ganhos. 11º lugar na tabela, apenas três pontinhos atrás do Zwolle, oitavo colocado.

Roda 1 x 0 Utrecht


Depois de dar fim ao jejum de cinco meses sem vitória, o Roda surpreendeu à todos vencendo o bom time do Utrecht por 1 a 0, gol marcado por Ngombo já nos minutos finais da partida!
Maecky Ngohbo of Roda JC during the Dutch Eredivisie match between Roda JC Kerkrade and FC Utrecht at the Parkstad Limburg stadium on January 28, 2016 in Kerkrade, The Netherlands
A vitória é importantíssima para o time de Kerkrade, que consegue seu segundo triunfo consecutivo e abre seis pontos para o Twente, primeiro colocado na zona da Nacompetitie. Promovido da Jupiler League na temporada passada, o Roda veio com o único objetivo de escapar do rebaixamento porém, ainda há muito trabalho pela frente para uma segunda metade de campeonato mais tranquila. Liderado pelo centroavante Haller, o Utrecht vinha numa grande sequência de cinco vitórias em seis jogos, mas a má atuação contra um candidato ao descenso serve de aviso à equipe que de momento, ainda estaria classificada para os playoffs pré-UEL.

Outros resultados:

N.E.C. 2 x 0 Twente
AZ Alkmaar 3 x 1 Cambuur
Willem II 1 x 1 Groningen

Confira a classificação da Eredivisie após 20 rodadas:


A Eredivisie volta já nesta sexta-feira, com o início da 21ª rodada. O Jovens Cronistas (curta nossa página no Facebook clicando aqui) segue fazendo a cobertura do futebol holandês, e você acompanha tudo o que de melhor houver na Eredivisie na próxima segunda-feira. Até mais!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours