Pessoal, após toda a maratona de jogos de final de ano da Premier League, chegamos ao final do primeiro turno e tivemos inclusive a primeira rodada do returno, finalizando 20 jogos. Agora com a pausa para os jogos das Copas Inglesas, o Jovens Cronistas irá avaliar o andamento desta metade de Premier League, que conta no momento com a liderança do Arsenal com 42 pontos.

Os líderes

Arsenal – 42 pontos

O Líder Arsenal, que começou a competição sendo derrotado em casa pelo West Ham por 2 a 0, chegou em determinados momentos assumir a liderança, nas rodadas 10 e 16 e só assumui de vz após a rodada 19, quando derrotou o Bournemouth.

Nestes 20 jogos venceu 7 em casa e 6 como visitante, empatou 3 e foi derrotado por quatro vezes. O time tem como seus principais destaques, o goleiro Cech, que não sofreu gol em nove jogos, o meia Ozil, que vem fazendo excelente temporada, tendo 16 assistências para gol e na artilharia o time tem Giroud, que marcou 10 vezes na temporada, outro que contribuiu foi Alexis Sanchez, com seis gols.

Maior Vitória: 5 a 2 sobre o Leicester
Maior Derrota: 4 a 0 para o Southampton

Leicester City – 40 pontos

O Leicester City é a grande sensação desta temporada, chegou a liderar a competição por seis rodadas e só veio perder a liderança após a derrota para o Liverpool. Nos 20 jogos jogou 10 jogos em casa e 10 como visitante. Em casa foram 5 vitórias, 4 empates e uma derrota, para o Arsenal. Como visitante foram 6 vitórias, 3 empates e uma derrota, para o Liverpool.

O time tem como destaques, um sistema defensivo sólido, onde Kasper Schemeichel ficou cinco jogos sem sofrer gols. Os grandes nomes do time são os atacantes Vardy e Mahrez, que juntos marcaram 28 gols, sendo 15 para o inglês e 13 para o argelino, que também contribuiu com sete assistências para gol. Outro que se destaca nas assistências é Albrighton, que contribuiu para seis gols na temporada.

Maior Vitória: 3 a 0 sobre o Swansea e Newcastle
Maior Derrota: 5 a 2 para o Arsenal

Manchester City – 39 pontos

O Manchester City que começou liderando a compeitção, nas primeiras cinco rodadas, depois oscliou, retomando a liderança nas rodadas 11, 14 e 16, sempre esteve nas primeiras colocações, não baixando de 3º. Nestes 20 jogos, teve 10 jogos em casa e 10 como visitante, o retrospecto em casa foram de 8 vitórias, e duas derrotas, para West Ham e Liverpool. Como visitante foram de quatro vitórias, sobre West Brom, Everton, Crystal Palce e Watford, três empates e três derrotas.

Sobre os destaques do time, Hart, passou oito jogos sem sofrer gols, Yaya Touré que continua sendo decisivo. Aguero é o artilheiro com 8 gols e nas assistências o time conta com David Silva e Kevin De Bruyne, ambos contribuiram com sete e oito assistências respectivamente, para gols do Manchester City. O time tem o melhor ataque da competição com 39 gols.

Maior Vitória: 6 a 1 sobre o Newcastle
Maior Derrota: 4 a 1 para o Liverpool

Tottenham – 36 pontos

O Tottenham é um dos clubes que teve boa reação neste final de 1º Turno, esta na 4ª Colocação. Nestes 20 jogos fez 10 em casa, com 5 vitórias, 4 empates e uma derrota, para o Newcastle. Como visitante foram 10 jogos, com 4 vitórias, cinco empates e uma derrota apenas, para o Manchester United, na primeira rodada.

O Tottenham tem como grandes destaques, sua defesa, que sofreu apenas 16 gols na temporada, tendo Lloris em ótimo momento, onde por sete jogos não sofreu gols. O meia Eriksen que contribuiu com seis assistências para gol. Delle Alli, que marcou cinco gols e o artilheiro da equipe, Harry Kane, que marcou 11 gols na competição.

Maior Vitória: 5 a 1 sobre o Bournemouth
Maior Derrota: 2 a 1 para o Newcastle


Em busca do G4

Manchester United – 33 pontos

O Manchester United é um dos clubes que mais oscilou neste 1º Turno, o time chegou a liderar nas rodadas 2 e 7, saiu do G4 na rodada 17, após a derrota para o Norwich e ocupa a 5ª Colocação. Nestes 20 jogos teve 10 jogos em casa, onde venceu cinco, empatou quatro e perdeu apenas uma, para o Norwich. Como visitante foram 10 jogos, quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Como destaques o time tem o goleiro De Gea, que ficou sete jogos sem sofrer gols e só sofreu 15 gols na temporada. Nas assistências Mata, contribui para três gols e o artilheiro do United é Martial com cinco gols.

Maior Vitória: 3 a 0 sobre Sunderland e Everton
Maior Derrota: 3 a 0 para o Arsenal

West Ham – 32 pontos
O West Ham, também oscilou bastante na competição, chegando a ser vice-líder na rodada 6 e a ser décimo colocado na rodada 18. Nestes 20 jogos fez 10 jogos em casa, tendo quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, para Leicester e Bournemouth. Como visitante foram 10 jogos, com quatro vitórias, entre elas a goleada de 3 a 0 sobre o Liverpool, quatro empates e duas derrotas.

O time tem como destaque a velocidade e seu bom confronto contra os times grandes. O goleiro Adrian, ficou cinco jogos sem sofrer gols. O artilheiro é o meiocampista Payet, com cinco gols.

Maior Vitória: 3 a 0 sobre o Liverpool
Maior Derrota: 4 a 1 para o Tottenham

Crystal Palace – 31 pontos

O Crystal Palace, esteve por 4 rodadas no G4, mas em sua maioria esteve em meio a tabela. Nestes 20 jogos fez 11 em casa, com quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas.Como visitante foram nove jogos, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. O time jogo muito melhor fora de casa, do que em seus domínios.

Como destaques o time tem o goleiro Henessey, que sofreu apenas 12 gols e ficou seis jogos sem sofrer gol, Puncheon, que deu três assistências para gols e como artilheiro o time tem o meiocampista Cabaye, com cinco gols.

Maior Vitória: 5 a 1 sobre o Newcastle
Maior Derrota: 3 a 0 para o Chelsea

Liverpool – 30 pontos

O Liverpool este apenas por duas rodadas no G4, e não conseguiu imprimir um grande futebol, tendo apenas lampejos de boas exibições após a chegada de Jurgen Klopp. Nestes 20 jogos foram nove jogos em casa, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, para West Ham e Crystal Palace. Como visitante foram 11 jogos, com 4 vitórias, entre elas a goleada sobre Manchester City por 4 a 1, três empates e e quatro derrotas.

Os grandes destaques da equipe são o goleiro Mignolet, que ficou sete jogos sem sofrer gols. A grande divisão nas assistências, onde quatro jogadores contribuíram com três gols cada, Milner, Lallana, Phlippe Coutinho e Roberto Firmino. Na artilharia os destaques são Benteke, que marcou seis vezes e Coutinho, que marcou cinco.

Maior Vitória: 4 a 1 sobre o Manchester City
Maior Derrota: 3 a 0 para West Ham e Watford

Em meio a tabela

Watford – 29 pontos

O recém promovido Watford faz boa campanha. Nestes 20 jogos fez 11 jogos em casa, com quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas. Como visitante foram nove jogos, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, para Manchester City e Leicester.

Como destaques, o time tem o goleiro Gomes, que ficou oito jogos sem sofrer gols e o atacante Troy Deeney, que contribuiu com cinco assistências e marcou seis gols. Mas o grande nome do time é atacante Ighalo, que marcou 14 gols na competição.

Maior Vitória: 3 a 0 sobre o Liverpool
Maior Derrota: 3 a 0 para o Arsenal

Stoke City – 29 pontos

O Stoke, que chegou a ocupar a lanterna na quinta rodada, se recuperou e esta no meio da tabela. Nestes 20 jogos fez nove jogos em casa, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Como visitante foram 11 jogos, com quatro vitórias, sendo três delas por 1 a 0, quatro empates e três derrotas.

Como destques do time, temos o goleiro Butland, que ficou oito jogos sem sofrer gols, o meia Shaqiri, que é o motorzinho do time e na artilharia o time tem Arnautovic, que marcou sete gols e Bojan que marcou cinco.

Maior Vitória: 2 a 0 sobre Manchester City e Manchester United
Maior Derrota: 2 a 0 para Watford e Arsenal

Everton – 27 pontos

O Everton, esteve no G4, apenas na segunda rodada e vive seu pior momento na competição em 11º. Nestes 20 jogos fez 11 jogos em casa, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas, como visitante foram nove jogos, com três vitórias, cinco empates e uma derrota apenas, para o líder Arsenal.

Como destaques do time do Everton, Howard, que ficou cinco jogos sem sofrer gols. Temos também os meias Barkley e Deulofeu, que contribuíram com sete assistências cada. Barkley também marcou seis gols, mas o grande destaque do time é Lukaku, que tem cinco assistências e que marcou 15 vezes na Premier League e lidera a artilharia, ao lado de Vardy, do Leicester.

Maior Vitória: 6 a 2 sobre o Sunderland
Maior Derrota: 3 a 0 para o Manchester United

West Bromwich – 26 pontos

O West Brom que chegou a ser o lanterna nas rodadas 1 e 3, recuperou-se e nestes 20 jogos fez 11 jogos em casa, com quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas. Como visitante foram nove jogos, com três vitórias, três empates e três derrotas.

Um dos destaques é o goleiro Myhill, que ficou sete jogos sem sofrer gols. Outros a se destacar são Chris Brunt e James Morrison, ambos contribuíram com três assistências para gols.

Maior Vitória: 2 a 1 sobre Arsenal e Stoke
Maior Derrota: 3 a 0 para o Manchester City


Correndo da Zona do Rebaixamento
Southampton – 24 pontos

Depois de uma boa temporada no ano passado, nesta ano o Southampton vem fazendo campanha bem modesta. Nestes 20 jogos fez 10 jogos em casa, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Como visitante foram 10 jogos, com duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Como destaques o time tem o goleiro Stekelenburk, que ficou seis jogos sem sofrer gols. Na artilharia o destaque é Graziano Pelle, que marcou seis gols. Outros a se destacar são o atacante Mané, que contribuiu com seis assistências e o meia Tadic, com quatro.

Maior Vitória: 4 a 0 sobre o Arsenal
Maior Derrota: 3 a 0 para o Everton

Chelsea – 23 pontos

A grande decepção da temporada é o atual campeão o Chelsea, que teve um mau começo na competição e até agora não se recuperou, o que custou inclusive a saída de José Mourinho. Nestes 20 jogos teve 10 jogos em casa, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Como visitante foram 10 jogos, com duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

Como destques neste time do Chelsea, temos o meia William, que apesar do mau momento do time vive boa fase, com três assistências, assim como Pedro. O artilheiro dos Blues é Diego Costa, com apenas seis gols.

Maior Vitória: 3 a 0 sobre o Crystal Palace
Maior Derrota: 3 a 0 para o Manchester City

Norwich – 23 pontos

O Norwich nestes 20 jogos fez 10 jogos em casa, com quatro vitórias, três empates, todos de 1 a 1, contra Stoke, Arsenal e Everton e três derrotas. Como visitante tem 10 jogos, com duas vitórias, uma delas sobre o Manchester United, dois empates e seis derrotas

Como destaque do time o Norwich tem o meia Hoolahan, que contribui com seis assistências para gol.

Maior Vitória: 3 a 1 sobre Bournemouth e Sunderland
Maior Derrota: 6 a 2 para o Newcastle

Bournemouth – 21 pontos
O estreante da Premier League, o Bournemouth, pelo menos por enquanto, esta conseguindo se manter na Premier League. Nestes 20 jogos fez nove jogos em casa, com duas vitórias, sendo uma delas sobre o Manchester United. Além de quatro empates e três derrotas. Como visitante foram 11 jogos, com três vitórias, entre elas uma sobre o Chelsea. Dois empates e seis derrotas.

Como destaques, o time que joga um bom futebol de posse de bola, tem Ritchie, que contribuiu com três assistências para gols e o artilheiro é Callum Wilson, com cinco gols.

Maior Vitória: 2 a 0 sobre o Sunderland
Maior Derrota: 5 a 1 para Manchester City e Tottenham

Swansea – 19 pontos

O Swansea, que chegou a estar no G4 nas rodadas 2 e 4, vem em queda livre na competição e esta próximo a zona de rebaixamento. Nestes 20 jogos fez 10 jogos em casa, com três vitórias, quatro empates e três derrotas. Como visitante, foram 10 jogos, com uma vitória, sobre o lanterna Aston Villa, três empates e seis derrotas.

Os destaques do time são o goleiro Fabianski, que ficou cinco jogos sem sofrer gols e os atacantes André Ayew e Gomis, que marcaram seis e cinco gols respectivamente na competição.

Maior Vitória: 2 a 0 sobre o Newcastle
Maior Derrota:3 a 0 para Leicester e Arsenal

No Rumo da Championship

Newcastle – 17 pontos

Quem abre a Zona de Rebaixamento é o Newcastle, que a anos vem flertando para cair de divisão, mesmo com um time com boas opções. Nestes 20 jogos, fez 10 jogos em casa, com duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Como visitante foram 10 jogos, com duas vitórias, um empate e sete derrotas.

Como destaques o time tem os meiocampistas Wijnaldum, quem marcou sete gols e Moussa Sissoko, com cinco assistências para gol.

Maior Vitória: 6 a 2 sobre o Norwich
Maior Derrota: 6 a 1 para o Manchester City

Sunderland – 15 pontos

O Sunderland, esteve apenas por uma rodada fora da zona de rebaixamento e é candidatíssimo a ir para a Championship. Nestes 20 jogos teve 10 em casa, com três vitórias, dois empates e cinco derrotas. Fora de casa foram 10 jogos, com uma vitoria, sobre o Crystal Palace, por 1 a 0, um empate e oito derrotas.

Como principais destaque, o time tem o atacante Defoe, que marcou seis gols e os meio campistas M’Villa e Adam Johnson, que contribuíram com quatro e três assistências para gol respectivamente.

Maior Vitória: 3 a 0 sobre o Newcastle
Maior Derrota: 6 a 2 para o Everton

Aston Villa – 8 pontos

O Lanterna Aston Villas soma apenas oito pontos e esta praticamente rebaixado, desde a rodada 11 ocupa a lanterna e dificilmente conseguirá se recuperar. Nestes 20 jogos fez nove jogos em casa, com nenhuma vitória, três empates e seis derrotas. Como visitante foram 11 jogos, com uma vitória, sobre o Bournemouth, na primeira rodada, dois empates e oito derrotas.

Como destques a equipe possui Veretout, que deu três assistências para gol e Jordan Ayew, que marcou cinco gols na Premier League.

Maior Vitória: 1 a 0 sobre o Bournemouth
Maior Derrota: 4 a 0 para o Everton

O campeonato só retorna na próxima terça-feira (12), com a rodada 21, onde teremos como principais jogos, Liverpool x Arsenal e Tottenham x Leicester, que ocorrerão na quarta-feira (13) as 18 horas horário de Brasília. 
Compartilhe:

Mario Magalhães

Geógrafo, um riograndino que mora em Porto Alegre, Cronista do site Jovens Cronistas, responsável pelas colunas Papo de Torcedor INTER e Resumão da Rodada da Premier League.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours