Feliz Ano Novo, Tricolores! Estamos de volta para acompanhar o São Paulo em mais uma temporada. Esperamos que seja muito melhor e com títulos. Muita coisa mudou em pouco tempo, mas vou tentar colocar aqui o que tenho acompanhado. Se faltou algo é só comentar, ok?


O Técnico

No fim de 2015 o São Paulo contratou o técnico argentino Edgarbo Bauza, vulgo El Patón. Foi campeão duas vezes da Libertadores e vem ajudar o Tricolor na meta de levantar pela quarta vez a Libertadores da América.
Em pouco tempo de casa já deu o recado: a prioridade é arrumar a defesa, não tomar gols. Questão importantíssima ao time que foi tantas vezes vazado em 2015 e até goleado por rivais. A segurança da defesa é que dá tranquilidade para atacar. Agora sem a figura de Rogério Ceni o São Paulo se reformula e quer começar com pé direito no estadual e na Pré-Libertadores.
É um técnico que valoriza muito o esquema tático, principalmente como defender e se posicionar sem a bola. Apesar da grande preocupação no sistema defensivo esperamos que o time proponha o jogo e vá para o ataque. Ficar esperando o adversário nunca foi muito a cara do São Paulo.

O Time

Saíram jogadores de renome como Rogério Ceni (aposentadoria), Alexandre Pato (devolvido ao Corinthians) e Luís Fabiano (para a China). O Tricolor precisou se reforçar e foi à feira. Sem poder gastar muito contratou:

- Kieza: atacante e recebeu a 9 do Fabuloso. Parece que terá oportunidade de ser titular e disputará vaga com Rogério. Fará parceria ao Alan Kardec. Foi artilheiro ano passado e esperamos que continue seu bom trabalho. Precisamos fazer gols e o Pato, que fez muitos, saiu;

- Lugano: o zagueiro da torcida. Depois de ser ovacionado na despedida do Mito o clube fez o que pode para trazê-lo. A necessidade de alguém líder na defesa e também a oportunidade de fazer média com a torcida veio bem a calhar. Poderá jogar com Lucão ou Rodrigo Caio e Breno. Acredito que se saia melhor com 4 na linha defensiva do que com 3. Ainda não sabemos como vai se apresentar técnica e fisicamente. Um jogador rápido pode passar por ele já que a idade não é a mesma. Esperamos que ele dê um suporte aos zagueiros sonolentos e seja o líder do time;

- Mena: ele é um meia, mas que cumpre a função de lateral esquerdo bem. Veio do Cruzeiro e tem experiência com Libertadores. É titular da seleção chilena comandada por Sampaoli. Sua contratação é estratégica e tende a dar certo se for preciso mudar o esquema de jogo. É uma área carente de qualidade.

- Calleri: foi a contratação mais recente do São Paulo. Veio do Boca Juniors para ficar por 6 meses ou até a final da Libertadores. Essa contratação promete muitos resultados interessantes e a torcida espera muito dele.

Na Copinha surgiram jogadores interessantes no São Paulo. Apesar da eliminação para o Flamengo nas semi-finais, alguns jogadores subiram para o profissional. São eles:

Lucas Fernandes, meia, uma opção para meio campo assim como João Schmitt que sumiu.

Banguelê, volante, capitão do time sub-20. Promete ser promissor com o passar do tempo. Será interessante caso Thiago Mendes precise sair. O São Paulo já o contratou em definitivo.

Joanderson, atacante de qualidade. Rápido e decisivo na linha de frente. Com entrosamento acredito que terá sua oportunidade.

Bauza tem sinalizado um time no 4-2-1-3. Mas ainda não conta com Lugano, em recuperação física, e o Calleri, recém-chegado.

O Clube

O Morumbi passa por reformas desde o fim do Brasileirão. O São Paulo fará 6 jogos no Pacaembu (incluindo Pré-Libertadores, Paulista e um jogo da Libertadores). O retorno pode ser no jogo contra o Palmeiras pelo estadual.

Na parte política as coisas ficaram "esquecidas". Leco precisa dar respostas a torcida sobre a má administração. Inclusive sobre favorecimento para torcidas organizadas.

Devemos esperar respostas da auditoria sobre a questão financeira e se houve desvios ou favorecimentos ilícitos. 

O Que Esperar?

O São Paulo teve jogos-treino e amistosos. Não goleou, mas também não tomou gols. Começaremos a caminhada amanhã com o estadual contra o Red Bull, às 19:30. Dentre os principais clubes paulistas acredito que temos o segundo melhor elenco. Palmeiras à frente, Corinthians está bem desfalcado, porém tem o Tite, Santos perdeu algumas peças e só podemos saber no decorrer do campeonato.

Espero que o São Paulo se entrose e tenha mais ímpeto e determinação para jogar e vencer. Não sei se levamos o estadual. Depende muito do comportamento e de como o São Paulo vai encarar alguns clássicos. A pré-Libertadores acredito que avançaremos. Até iremos para as oitavas de final. A questão é a qualidade e raça pra continuar na competição. Brasileirão? Muito cedo pra dizer. Copa do Brasil também.

Todos os são-paulinos querem apagar o passado recente de lutar contra rebaixamento também más atuações em clássicos. Não faria mal levantar alguma taça só para variar. Como são muitas novidades não dá pra projetar nada certo, mas acredito que de dezembro de 2015 para fim de janeiro de 2016 o torcedor já o time com mais esperança.
Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours