Salve salve Maior Torcida do Mundo. Hoje vamos falar de um assunto de interesse maior, que é o futebol brasileiro de uma forma geral.   Essa semana foi anunciada já para 2016, a criação da Copa Sul Minas Rio. Ao meu ver um grande passo para melhorar alguns problemas crônicos do nosso futebol, veja bem eu disse passo e não solução definitiva. 

  Quem acompanha o futebol brasileiro a fundo já deve ter visto, o quanto ele decaiu tecnicamente nos últimos 20 anos, ele já não era um primor tático e sempre foi um dos piores administrativamente, e o resultado dessa soma foi aquele 7 x 1. O plano técnico é papo para outro post e o tático também.
  Os estaduais um dia já foram grandes campeonatos, com os times chamados pequenos muito fortes, nos anos 80, Bangu e América chegaram a figurar entre os 3 primeiros colocados do Brasileirão. 

Porém da metade dos anos 90 para cá, eles foram perdendo importância e hoje não valem quase nada. Até aí é um problema geral, no Campeonato Carioca especificamente. a coisa é ainda mais feia, a FERJ fica com uma parte da cota de TV dos clubes, tem a maior comissão por partida do Brasil, além de outros desmandos, como o presidente Rubens Lopes chamou o presidente do Mengo de "FDP" em uma reunião com todos os presidentes de clubes, isso tudo já era ruim e com a eleição do Eurico Miranda no Vasco, ficou bem pior. Vou dedicar um pedaço do texto para falar de Eurico e do Vasco; Eurico ter poder na federação e brigar contra a Sul Minas Rio, não faz bem ao Vasco, o clube poderia ter mais audiência,  mais público no estádio, você Vascaíno prefere ver Vasco x Madureira ou Vasco x Cruzeiro?  Você já se perguntou por qual motivo o Vasco tem 5 laterais direitos no elenco e um monte de gente inútil em outras posições?  É para o Eurico emprestar todos eles para os pequenos no Carioca e ter voto deles na Federação, problema que normalmente o Vasco paga o salário desse pessoal, e as vezes 20 jogadores ruins poderiam pagar 4 ou 5 bons, e no Campeonato Brasileiro esses 4 ou 5 fazem falta, vide a campanha do Vasco até aqui, reflitam sobre isso. 

Voltando a falar do Campeonato Carioca em geral, esse ano foi o estopim e Fla e Flu resolveram romper com a FERJ. Com a dupla Fla x Flu rompida, alguns clubes de outros estados que viviam problemas semelhantes resolveram se unir, e criar uma liga independente, e começaram a pressionar a CBF, Lembrando que Marco Polo Del Nero não pode sair do Brasil, se não é preso. Além disso, a Globo dona dos direitos de transmissão e de boa parte do futebol brasileiro, perdeu mais de 20 pontos de audiência no futebol nos últimos dez anos e por isso ansiava por algo novo que pudesse entrar no lugar dos estaduais que eram a pior audiência e esse cenário ficou propício para a criação da competição. 

  Agora que fique claro que a competição como está não é o ideal é muito menos a solução, ao meu ver a solução seria, ter um estadual reduzido, onde os clubes de melhor desempenho seriam classificados a esses regionais, que poderiam ser Rio-São Paulo, Sul-Minas e por aí vai. Também é importante que a vaga nos regionais possa ser algo palpável para os pequenos, para possa valer a pena para eles disputar o campeonato, por exemplo, o Rio ter 6 vagas, do primeiro ao sexto, valeria a pena pro Boavista, para o Madureira, ter a oportunidade de enfrentar um Corinthians ou um Grêmio, espero que o atual formato evolua nessa direção. 


Um abraço a todos!


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Compartilhe:

Leonardo Medeiros (Pai)

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours