Olá amigos da velocidade! Nos encontramos de novo num fim de semana histórico para a Fórmula 1. Num dos melhores GPs de toda a temporada, Hamilton contou com os erros adversários e uma boa dose de sorte para antecipar o já certo título e entrar para uma honrosa galeria de pilotos tricampeões do mundo! Um dia histórico para o piloto inglês, num dos fins de semana mais confusos deste ano, que começou abalado pelo furacão Patricia terminou com apenas 12 carros completando o GP! Confira conosco o que de melhor aconteceu no GP dos Estados Unidos de 2015.



Depois de um fim de semana inteiro com chuva torrencial, a pista esteve até boa para o momento da largada em Austin. Apenas cinco horas depois do treino oficial, realizado debaixo de muita chuva mesmo nesse domingo (e que sequer foi terminado, usando a ordem do Q2 para o grid de largada), os pilotos iniciaram a corrida com pneus intermediários, os ideais para o momento da pista. Logo nos primeiros metros, muitos acontecimentos importantes.
As duas Williams tiveram problemas. Enquanto Massa rodou na primeira curva, Bottas danificou a asa dianteira e teve de ir para os boxes. Nasr também começou mal o GP, acertando o pneu traseiro de Ericsson e quebrando parte do seu bico. Além disso, Grosjean e Alonso tiveram pneus furados e também necessitaram de paradas nos boxes.
Na ponta, Hamilton jogou duro com Rosberg, espremeu o companheiro e praticamente o jogou para fora da pista, ganhando a primeira posição e deixando Nico no quinto lugar. Manobra passível de punição? Não em minha opinião. Talvez o fato de termos uma área de escape em vez de um guardrail tenha facilitado as coisas para Hamilton, mas um 'stop and go' de cinco segundos não seria totalmente injusto.


Depois de uma primeira volta frenética, Bottas e Nasr resolveram arriscar tudo e voltarem de pneus slicks. A aposta um tanto inadequada não funcionou e os pilotos caíram para as últimas voltas do grid. Pouco tempo depois, Bottas recolheu, seguido por Stevens. Na pista, destacava-se o excelente desempenho dos RBR de Kvyat e Ricciardo, que perseguiam a Mercedes de Hamilton; Rosberg observava tudo do quarto lugar.
Depois de cinco voltas, finalmente os comissários perceberam a existência de detritos na pista, acionando o safety-car virtual. Só mais uma das desatenções costumeiras da FIA. Durante o VSC, os pilotos da Red Bull reclamaram do ritmo de Hamilton, que andara lento demais e deixou os quatro primeiros colocados praticamente colados, formando um único pelotão. Na relargada, Rosberg se afobou e quase ultrapassou Ricciardo sob bandeira amarela, porém completou a manobra já com bandeira verde.

O ritmo dos Red Bull era realmente muito bom, o que mostra que o time austríaco ainda é um dos melhores em termos de aerodinâmica. Tão bom era o ritmo que Kvyat foi sem medo pra cima de Rosberg, conseguindo a ultrapassagem, mas escapando na curva seguinte e voltando perigosamente sobre Nico. Ricciardo se aproveitou da confusão e ultrapassou o alemão, assumindo a vice-liderança da prova. Com bom rendimento, o australiano partiu à caça de Lewis, assumindo a ponta em uma grande ultrapassagem. Atrás de tudo isso, Pérez segurava um grande pelotão, que trazia seu companheiro Hülkenberg, além das duas Ferrari e STR, ambas em ascensão no grid.


Daniel Ricciardo chegou a liderar o GP dos EUA (Foto: Getty Images)Na segunda posição, Hamilton começava a perder rendimento, fruto do já muito desgastado pneu intermediário. Necessitando da ultrapassagem, Rosberg foi ao ataque e ganhou novamente o segundo lugar. Nesse momento, a Mercedes decidiu pelo que parecia mais sensato, porém que ainda oferecia algum risco: mandar Lewis aos boxes e devolvê-lo com pneus slick, os mesmos que já haviam acabado com a corrida de Bottas. A escolha do time alemão acabou funcionando e na volta, seguinte, a maioria dos pilotos também optou por colocar os pneus para pista seca.

Com o asfalto voltando a normalidade, a ordem também voltaria ao velho padrão. A Mercedes teve um desempenho avassalador a partir do momento em que a pista começou a secar e seus pilotos superaram sem dificuldades Kvyat e Ricciardo, voltando as duas primeiras posições. Vettel já aparecia no quarto lugar, em uma grande corrida de recuperação. A já confusa prova ficaria ainda mais "alternativa" quando Massa começou a perder rendimento e teve de abandonar. Pouco depois, Räikkönen, que já havia colidido no muro e perdido várias posições ao sair dos boxes, também decidiu recolher. Finalizando a onda de abandonos, Ericsson, teve uma pane e não conseguiu sequer levar o carro para uma área segura, resultado: safety-car!


Sebastian Vettel saiu do meio do pelotão e chegou a ameaçar vitória das Mercedes (Foto: AP)
Vettel aproveitou e decidiu para para colocar o pneu mais duro do fim de semana, o médio. As Mercedes e Ricciardo permaneceram na pista e toda a vantagem construída por Rosberg, que já contava 13 segundos, tinha ido pro espaço. A relargada seria péssima para as Red Bull, que perderam várias posições devido ao desgastado pneu macio. Hamilton não conseguiu atacar Rosberg, já Vettel chegava ao terceiro posto. Uma prova que já tinha muitas alternativas ganharia ainda mais emoção, quando Hülkenberg se chocou com Ricciardo e provocou outro safety-car. Acidente por sinal muito semelhante ao que ocorreu no início da prova entre Hamilton e Rosberg, e também com o próprio Hülkenberg e Massa, em Cingapura. Hulk não aliviou e acabou abalroado pelo australiano. A "culpa" desta vez foi maior por parte de Daniel, que não contornou a curva da forma correta.

Desta vez, Rosberg decidiu entrar e colocou mais um jogo de pneus macios. Vettel iria sem mais pits e Hamilton dava pinta que tentaria o mesmo! Atrás de Verstappen, Nico não mediu esforços e logo ultrapassou o holandês, subindo ao terceiro posto. Em poucas voltas, Nico alcançou Vettel e fez a ultrapassagem com tranquilidade. Restaria apenas o companheiro pela frente, mas como uma boa corrida americana, Austin não deixou a desejar no quesito 'bandeira amarela'. O encarregado desta vez foi Kvyat, que se mostrou muito rápido neste domingo, porém igualmente afobado. O russo colocou a roda na parte interna da zebra, perdeu o controle e se chocou contra o guardrail, causando novo SC.

O incidente serviu para Hamilton fazer sua última parada. Vettel aproveitou e também trocou os pneus para os compostos macios, visando garantir o terceiro lugar e com alguma sorte, buscar o segundo posto. Verstappen, sem dúvida o grande destaque do fim de semana, aliou arrojo com consistência, contou com a sorte e parou no momento do SC, colocando um novo jogo de pneus e praticamente garantindo um grande quarto lugar. Quer outra surpresa? Alonso e Button na quinta e sexta posições! Apenas 12 carros na prova e até Alexander Rossi, em seu segundo GP na F1, com possibilidade de marcar seu primeiro ponto na categoria! Rapazes, que final de prova.


A relargada foi muito bem conduzida por Rosberg, que manteve a ponta. Alonso e Button se seguravam no quinto e sexto lugares, Ricciardo achou uma brecha e provocou uma briga generalizada por posições nas últimas voltas, envolvendo praticamente seis carros de uma só vez!
Enquanto tudo isso acontecia, lá na frente o campeonato era decidido. Mais uma vez, Nico Rosberg errou sozinho, sucumbindo a pressão de segurar o líder do campeonato e adiar a festa do título. Sozinho, o alemão colocou a roda na parte molhada da pista e perdeu o controle, sendo ultrapassado por Hamilton. Nas últimas voltas, já influenciado por seu psicológico, Nico ainda quase foi ultrapassado por Vettel, que cruzou a poucos décimos do compatriota. Na liderança da prova, um Hamilton eufórico, que não acreditava no que acontecia, apesar de já saber que em algum momento isso seria alcançado. O sonho de criança era alcançado, o tricampeonato conquistado, e um lugar na história ainda mais elevado.

Pouco antes do pódio, Nico se mostrava inconsolável, natural se analisarmos a pífia temporada do alemão, que praticamente em nenhum momento fez sombra ao inglês, mesmo tendo equipamento semelhante. Vale destacar ainda um saldo positivo para Nasr, que terminou na nona posição mesmo depois de uma prova muito difícil, e Button, que mesmo com três paradas conquistou um sétimo lugar, que virou sexto graças a punição sofrida por Sainz.

Com o campeonato de pilotos e construtores definidos, resta a luta pelas posições coadjuvantes: Vettel segue na frente na luta pelo vice-campeonato, agora porém só com 4 pontos de vantagem frente a Rosberg (251 a 247). Na luta pelo quarto lugar, nem Räikkönen, Bottas ou Massa completaram a prova! Ou seja, segue tudo na mesma (123, 111, 109 pontos respectivamente).
No mundial de construtores, a única "briga" que podemos enxergar é entre Toro Rosso e Lotus, separadas apenas por sete pontos.

Em uma semana teremos a voltado GP do México, o primeiro atrativo da primeira corrida já com campeão definitivo. Será que a Mercedes resolve fazer o jogo de equipe dando a vitória a Nico como consolação ao mal-estar do último GP? Perguntas que só serão respondidas em uma semana, aguardamos juntos o que o circuito Hermanos Rodríguez nos reservará, até a próxima!

Confira a classificação do GP dos Estados Unidos:

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
5: Sergio Pérez (MEX/Force India)
6: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
7: Jenson Button (ING/McLaren)
8: Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
9: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
10: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
11: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
12: Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia)

Não completaram:
Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Felipe Massa (BRA/Williams)
Valtteri Bottas (FIN/Williams)
Will Stevens (ING/Manor Marussia)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours