A Fé relacionada a Salvação, segundo Paulo


Em Romanos, Paulo fala sobre a "fé salvadora". O que ele quis dizer escrevendo isso? O 
apóstolo relacionou a fé à salvação. Não é necessário praticar boas obras para alcançar salvação, senão seria mais um feito do homem; o apóstolo escreveu em sua epístola(carta) aos Gálatas 2: 16 de que somente as obras não nos podem salvar. Embora a fé seja uma dádiva concedida por Deus, porque Ele deseja nos salvar (Efésios 2: 8), é a graça de Deus que nos salva. Vamos explicar melhor isso. 

Em sua misericórdia, ao nos salvar, Deus nos concede a Fé, a fim de que tenhamos um relacionamento mais profundo com Jesus, e que nos ajuda a ser como Ele. Por meio dessa fé, que recebemos do próprio Deus, passamos da morte para a vida (João 5: 24). 

Até mesmo no Antigo Testamento era a graça e não as obras que traziam salvação, como está escrito em Hebreus 10: 4: Porque é impossível que sangue de touros e bodes tire pecados". Naquele tempo quando alguém pecasse, tinha de fazer um sacrifício para alcançar o perdão de Deus e este sacrifício era através do sangue de animais; mas Deus queria que o homem enxergasse além dos sacrifícios de animais, porém, o povo muitas vezes colocava a sua confiança apenas na formalidade da lei e fechavam os olhos para o que o Senhor realmente lhes queria mostrar. 

Hoje é da mesma maneira. Jesus morreu para perdoar os nossos pecados e nos dar a Vida Eterna ao Seu lado. Mas só alcançamos a vida eterna quando olhamos para a cruz. Não basta apenas "dizer" ao mundo que confiamos em Jesus Cristo; que cremos que Ele morreu na cruz para nos perdoar. Nós temos que em nosso íntimo, realmente crermos que Ele nos perdoa de todos os pecados, porque nos amou primeiro e permanece nos amando.

Quando Jesus triunfou sobre a morte, Ele eliminou as acusações sobre nós e abriu o caminho nosso para o Pai (Colossenses 2: 12-15). Só temos acesso ao Pai através do Filho.

Fé e Obras, segundo Tiago

Em seu livro, Tiago escreveu: "Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me tua fé sem tuas obras, e eu te mostrarei minha fé pelas minhas obras" (Tiago 2: 18). Este versículo parece contradizer Romanos 3: 28 que diz: "O homem é justificado pela fé, sem as obras da lei ...". Mas se olharmos com atenção vemos que Paulo e Tiago não se contradizem. É verdade que as obras não nos podem salvar como um pagamento, e sim, que a verdadeira fé resulta em uma vida transformada e em boas obras. Paulo está falando contra aqueles que tentam ser salvos apenas pelas obras e não pela fé; enquanto Tiago está falando contra aqueles que confundem a mera concordância intelectual com a verdadeira fé. 

Mais tarde os apóstolos teriam que confrontar falsos mestres que pregariam algo mentiroso: Que por Paulo ter escrito que as obras não nos podem salvar, as pessoas então poderiam andar fazendo o que bem entendesse que não seriam julgadas por tais coisas. 

Mas esse pensamento dos falsos mestres é mentiroso e perigoso. Guardemos sempre uma coisa em nossos corações: A verdadeira fé envolve um compromisso de todo o nosso ser com Deus! A verdadeira fé envolve mudança em nosso jeito de viver. Quem já teve um encontro com Cristo e confia nEle, tem fé nEle, passa a caminhar de uma maneira diferente! 

No próximo post, passaremos a ver alguns dos muitos exemplos de Fé, na bíblia sagrada. Começaremos dando exemplos que estão no Antigo Testamento!

Texto feito com a direção primeiramente do Espírito Santo e com o auxílio da Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal (CPAD).
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours