Amigos, chegamos a grande decisão da Copa América, uma decisão inédita entre Chile x Argentina, e que compõe as duas equipes que tem o melhor material humano (a Colômbia também merece destaque nesse sentido) hoje na América do Sul, além ainda do fator casa e tabela para o Chile, que foi sem dúvida importantíssimo nessa trajetória do time de Jorge Sampaoli. 

Como já dito o Chile teve um caminho "mais fácil", e Encarou nas semifinais o Peru (clique), para um duelo que em tese seria mais fácil do que encarar o Paraguai, mas acabou sendo mais complicado, os comandados de Gareca fizeram um grande trabalho na competição e também nesse jogo, quase complicando a vida dos donos da casa. Já a Argentina encarou o Paraguai já sabendo o que deveria fazer, o time tinha de manter a intensidade durante todo o jogo e assim a superioridade seria consumada, diferente do duelo pela 1ª fase onde parou na etapa final e permitiu o empate. Mas dessa vez o time de Messi não parou e enfiou 6 no algoz do Brasil, para mostrar que esse Paraguai que eliminou o time de Dunga nada tem de especial, é um time envelhecido, de pouca qualidade e que vai na empurrança, e que segue fazendo jus á lanterna nas eliminatórias passadas, o Brasil foi dominado na etapa final por este time, o estado da Seleção Brasileira é de absoluta calamidade. Apesar disso, não creio que a Argentina impusesse um "Novo 7 x 1" caso o Brasil tivesse ido as semifinais, nesse clássico como em todos, o clima é outro, a atmosfera, o emocional, a rivalidade, tudo conta tanto ou mais do que a simples qualidade, a diferença é que dessa vez o time da catimba e de não querer que o jogo ande seria o Brasil.


Na decisão do 3º lugar, apesar do aparente favoritismo Paraguaio, foi o Peru que levou a melhor com total merecimento, sendo superior durante quase toda a partida, exigindo muitas intervenções do goleiro Villar, e muito melhor na troca de passes e armação de jogadas.

Os gols vieram na etapa final com André Carrillo e Paolo Guerrero, o grande destaque do time na competição, e aguardado ansiosamente pela torcida do Flamengo. 2 x 0 para os Peruanos, que levam o terceiro lugar da Copa América, inimaginável antes da bola rolar para a competição, apesar de nossa cultura de valorizar somente o campeão, tenho convicção de que os Peruanos sabem a importância desse desempenho, e é claro o dedo do ótimo Gareca nisso.



Já a decisão da Copa América começou como imaginávamos, um jogo aberto, muito veloz, muito dinâmico, equilibrado, mas com a Argentina exigindo mais do goleiro Bravo, uma Argentina mais aguda, até mesmo por ter mais nomes com capacidade de decidir, mas o Chile conseguiu se segurar e levar o resultado de empate para o intervalo.

Na etapa final o Chile passou a controlar mais o jogo, ainda sem exigir intervenções importantes do goleiro Romero. Á altura dos 30 minutos, Valdivia saiu para a entrada de Matias Fernandez e mostrou um pouco do que faz aqui no Brasil ao se insubordinar (se eles soubessem o que acontece aqui), o jogo cada vez mais ficava com cara de empate, o que levaria ao tempo extra e aos penais persistindo o empate. Após a metade da etapa final a Argentina voltou a crescer na partida e quase chegou ao gol da vitória, a chance mais clara veio com Higuain na bola final do jogo, mas o cruzamento foi muito na frente e o centroavante do Napoli (por enquanto) não conseguiu finalizar. A prorrogação foi inevitável.

Já na prorrogação o Chile voltou a controlar a partida, porém faltou poder de fogo, faltou a finalização, que é o que falta nesse time. E o domínio não foi suficiente para evitar que a decisão fosse para os pênaltis.

Nas penalidades, o Chile foi perfeito nas cobranças de Matias Fernandez, Vidal, Aranguiz e Alexis Sanchez, enquanto Higuain bateu o penal como Elano e Bravo pegou a cobrança de Banega para decretar a conquista merecida desse time do Chile, para a festa no Estádio Nacional, apesar do 0 x 0 no tempo normal foi um grande jogo, cheio de alternativas, de luta, com um roteiro emocionante de prorrogação e pênaltis para abrilhantar ainda mais a decisão e premiar a melhor geração do futebol Chileno.


Ainda falando sobre o Chile, alguns jogadores saem ainda mais vencedores da competição, Isla e Eduardo Vargas que atuaram por empréstimo no QPR na última temporada podem com o bom desempenho na competição se recolocarem em equipes maiores da Europa, podem se valorizar novamente. E Aránguiz, o nome da bola parada Chilena, um jogador que já vinha mostrando muita qualidade no Inter, pode ser mirado por grandes clubes do futebol Europeu, ou até mesmo de mercados endinheirados do Oriente, o Inter pode perder esse excelente jogador.

Por fim, quero comentar aqui as reclamações do público pela não transmissão da Globo da decisão. Oras, todo mundo sabe que essa é a postura da emissora, ela não liga para o esporte, liga para o quão rentável pode ser a transmissão e adquire exclusividade em eventos para evitar surpresas desagradáveis com emissoras rivais, seria tolice imaginar ou exigir que a emissora bagunçasse sua grade para transmitir uma decisão sem a Seleção Brasileira, vamos acordar.



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours