Olá fãs da velocidade! Voltamos a nos encontrar neste domingo para comentar o Grande Prêmio da Áustria, oitava corrida do mundial de Fórmula 1 2015. Movimentado, o GP austríaco foi bom para Nico Rosberg, que foi constantemente mais rápido que o rival Lewis Hamilton e venceu o GP com autoridade, e também para Felipe Massa, que devolveu a Williams ao pódio, aproveitando nova falha da equipe Ferrari nos boxes. Pode-se dizer que, após a corrida deste fim de semana, o campeonato volta a ganhar 'emoção'. O GP de Silverstone (próximo no calendário), aonde Hamilton contará com o apoio da torcida inglesa, pode ser decisivo para uma arrancada de Lewis no campeonato, ou uma aproximação ainda maior de Nico, que reagiu quando mesmo precisava. Vamos juntos ver o que este domingo de velocidade nos reservou.

Logo quando as luzes vermelhas se apagaram, a ação veio de fato ao A1-Ring, ou Red Bull Ring. Nico Rosberg, mesmo largando do lado sujo da pista, tracionou melhor que Lewis Hamilton, e como tinha a primeira curva a seu favor, levou a liderança. Destaque negativo para Bottas, que depois de uma má qualificação, ainda perdeu a sexta posição para Verstappen, completando a primeira volta em sétimo. Primeira volta completada sob bandeira amarela. Safety-Car na pista após o choque entre Kimi Räikkönen e Fernando Alonso. A McLaren do espanhol parou em cima da Ferrari do finlandês, e ambos abandonaram a prova. Acidente difícil de entender, até mesmo após vários replays. O mais provável é que Kimi tenha perdido a traseira do carro, e quando fora consertar, tenha levado o espanhol junto. Clique aqui para assistir ao acidente pela melhor imagem já divulgada e tire suas próprias conclusões...


Acidente de Fernando Alonso (McLaren) e Kimi Raikkonen (McLaren) no GP da Áustria (Foto: Reprodução/Twitter)Após alguns giros sob bandeira amarela, a relargada não trouxe muitas emoções. O clima nublado austríaco ilustrou bastante a primeira metade da prova. Como muitos foram pela estratégia óbvia, que era de uma única parada, a maioria dos carros permaneceu por muito tempo na pista, sempre cuidando dos pneus, o que não trouxe muitas brigas por posições. Bottas buscava recuperação e ultrapassou, com dificuldades, Verstappen e Hülkenberg, o último que vinha em um fim de semana inspirado, depois de vencer as lendárias 24 horas de Le Mans. Lá atrás, Button abandonara com a McLaren, mostrando mais uma vez que ainda há muito caminho a ser percorrido pela Honda. No meio do pelotão, Grosjean agitava a prova, brigando, balançando o carro e saindo da pista.

Passada quase metade da prova, os líderes viriam aos boxes. Rosberg, que fizera uma primeira metade consistente e quase sempre mais rápido que Hamilton, entrou primeiro, travando os pneus para não exceder o limite de velocidade. Logo depois, entrou Hamilton, que não exagerou no início, mas perdeu a linha no fim. O inglês descuidou-se e cruzou a linha branca após o pit-lane, que delimita a área que deve ser ocupada pelos carros após saírem dos boxes. A punição foi de cinco segundos de stop and go, que seriam acrescidos ao fim da prova. Se Lewis quisesse vencer, teria que passar Nico na pista e abrir mais de 5 segundos de vantagem...

Se a emoção esperada era perdida na briga pela ponta, a mesma foi compensada na luta pelo pódio. No seu único pit-stop do dia, a Ferrari errou, ou melhor, a 'porca estúpida' (definida por Maurizio Arrivabene após a prova) não se prendeu corretamente e Vettel perdeu o terceiro posto para Massa, que fazia excelente prova com a Williams. A expectativa era que o alemão viesse com todas as forças sobre o brasileiro.

Enquanto Massa se divertia com Vettel, Bottas tinha novamente Hülk pela frente, e em grande manobra, ultrapassou o alemão. Enquanto isso, Rosberg abria na liderança e Massa, ia vendo Vettel cada vez mais próximo.
Com o pódio, Massa diminuiu para 5 pontos a desvantagem para o companheiro Valtteri Bottas (Foto: Reuters)O tempo passou, Nasr apareceu mais na corrida, brigando para manter a Sauber na zona de pontuação. Ora contra Red Bull, ora contra Toro Rosso ou ainda contra Lotus, o Felipe novato não conseguiu manter-se entre os 10 melhores, mas fez o que podia. Deixou uma boa impressão no fim de semana e cativa, a cada novo GP, um lugar na próxima temporada. Nico já abria distancia o suficiente, e beneficiado pela punição já tinha a vitória praticamente garantida. Enquanto isso, Massa viu Vettel encostar, faltando apenas cinco voltas para o fim da prova. Experiente e um bólido mais rápido nas retas, Massa se aproveitou da vantagem, contornou bem as poucas curvas do circuito e levou a Williams de novo ao pódio, batendo novamente a Ferrari, principal adversária do time de Grove no campeonato. Grande exibição do veterano Felipe, bem no treino classificatório e consistente na corrida. Massa chega aos 62 pontos no campeonato, encosta em Bottas e reage quando era preciso, calando aqueles que desmereceram toda uma história. Massa já não tem as mesmas pretensões de seu companheiro, jovem e quem sabe futuro campeão, mas pode render bons frutos a Williams e levar os ingleses aonde merecem estar.


Fim de prova na Áustria de mais uma vez hino alemão no pódio. Rosberg diminuiu a distância para Hamilton que é de apenas 10 pontos (169 a 159). Na terceira posição, Vettel se sustenta, muita graças a má fase de Räikkönen, que culpado ou não pelo acidente de hoje, não faz boa temporada. O alemão da Ferrari faz 120 a 72 pontos no companheiro de equipe. Logo atrás vem a dupla da Williams, com Bottas ainda à frente de Massa. Nasr é 11º, com 16 pontos ganhos. No mundial de construtores, não temos novidades. A boa corrida da dupla da Force India levou a equipe ao quinto lugar, atrás da cada vez mais decadente Red Bull, e claro, de Williams, Ferrari e Mercedes. O próximo GP será daqui a duas semanas, em Silverstone. Quem sabe, a Inglaterra nos reserva uma grande corrida num dos maiores berços do automobilismo mundial. Até mais!

Confira o resultado oficial do GP da Áustria de Fórmula 1:

1: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3: Felipe Massa (BRA/Williams)
4: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
7: Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
8: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
9: Sergio Pérez (MEX/Force India)
10: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
11: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
12: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
13: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
14: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)

Não completaram: 
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
Jenson Button (ING/McLaren)
Will Stevens (ING/Manor Marussia)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours