Olá amantes do futebol, sou o mais novo colaborador do "Jovens Cronistas!". Me chamo Elias e também atendo pela alcunha de Karif, tenho 20 anos e farei especiais de esportes.
Para começar, nada melhor que o Campeonato Brasileiro de Futebol, o popular Brasileirão. Desde sua primeira edição, sob o nome de Taça Brasil até hoje, já se passaram 56 anos e 17 clubes diferentes já sentiram o sabor de serem campeões brasileiros. São Paulo é o estado que detém o maior número de títulos, 28 no total, metade dos campeonatos disputados.
O atual campeão é o Cruzeiro, a Raposa entrará na competição em busca do penta, que é, até então, um privilégio de apenas cinco clubes, os quatro grandes de São Paulo e o Flamengo.
Este texto é uma pequena análise dos clubes que disputarão esta edição do Brasileirão.Traz informações básicas dos times, as chances no campeonatos, os destaques, as transferências e as prováveis escalações. Esta é a primeira de três partes desta análise.





Atlético Mineiro: Luta pela Libertadores
Presidente: Daniel Diniz Nepomuceno
Fundação: 1908
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Estádio: Independência (23018 pessoas)


Manteve a base de 2014 e trouxe aquele que já pode ser considerado um dos melhores centroavantes do Brasileirão, o argentino Lucas Pratto (ex-Velez Sarsfield), de 26 anos. Trouxe também o atacante Thiago Ribeiro, que não vinha conseguindo se firmar no Santos. Nos últimos dois anos, conquistou dois títulos inéditos, a Taça Libertadores da América em 2013 e a Copa do Brasil em 2014. Ambas as taças foram conquistadas de forma bastante emocionante, com o Galo enxergando a eliminação muito próxima em diversas oportunidades.

Principais entradas:
Lucas Pratto – Atacante – Velez Sarsfield (ARG)
Sherman Cárdenas – Meia-Atacante – Atlético Nacional (COL)
Thiago Ribeiro – Atacante – Santos
Principais saídas:
Réver – Zagueiro – Internacional
Diego Tardelli – Atacante – Shandong Luneng (CHN)
Pierre – Volante – Fluminense

Destaque: Lucas Pratto – Atacante – 26 anos. Excelente centroavante. Pelo que já mostrou no começo do ano, vai certamente brigar pela artilharia do certame. Pelo Galo, está com uma média de gols muito boa, 8 gols em 15 jogos.
Olho nele: Jesús Dátolo – Meia – 30 anos. O experiente meia não começou o ano bem. Ao contrário do que mostrou em 2014, quando foi líder em assistências do Galo, neste ano, tem menos assistências que Pratto, Guilherme e Luan. Foi vaiado pela torcida em alguns jogos, inclusive. Tem a confiança do técnico Levir Culpi e tem futebol para ter um grande ano, como foi 2014.

Time-base: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson, Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo; Luan, Thiago Ribeiro, Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi.




Atlético Paranaense: Meio da tabela
Presidente: Mário Celso Petraglia
Fundação: 1924
Cidade: Curitiba (PR)
Estádio: Arena da Baixada (42372 pessoas)
Site: http://www.atleticoparanaense.com/                 



Teve um péssimo início de temporada. No paranaense, ficou em nono dentre 12 equipes, tendo que disputar o quadrangular de descenso. Porém, em boa parte da competição, foi utilizado o time sub-23, enquanto os profissionais estavam em pré-temporada na Espanha, isso não explica o desempenho pífio, mas já é um atenuante. Está no terceiro técnico, o nome da vez é Milton Mendes, responsável pelo acesso e título da Série A-2 do Paulistão da Ferroviária. Apesar da campanha desastrosa no Paranaense, o elenco não é dos mais fracos, mas também está longe de ser um dos mais fortes. Trouxe um grande reforço para a disputa do Brasileirão, o atacante Walter, que não conseguiu se firmar no Fluminense.

Principais entradas:
Walter – Atacante – Fluminense
Kadu – Zagueiro – Vitória
Principais saídas:
Marcelo Cirino – Atacante – Flamengo

Destaque: Walter – Atacante – 25 anos. “O novo Ronaldo”, assim é tratado pelos fãs mais empolgados. É uma comparação bastante ambiciosa, ainda falta muito chão para o gordinho chegar no nível do Fenômeno. Algumas características são parecidas, como o sobrepeso e o faro de gol. Comparações à parte, Walter é um atacante muito bom, que pode desempenhar diversas funções no ataque. Se conseguir repetir o desempenho que teve no Goiás, dará muito trabalho aos adversários.
Olho nele: Marcos Guilherme – Meia-Atacante – 19 anos. Meia jovem, habilidoso e com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. É um dos principais responsáveis pela criação de jogadas do Furacão.

Time-base: Weverton; Eduardo, Gustavo, Kadu, Natanael; Deivid, Jadson, Paulinho Dias (Marco Damasceno), Felipe, Marcos Guilherme; Walter. Técnico: Milton Mendes.




Avaí: Luta contra o Rebaixamento
Presidente: Nilton Macedo
Fundação: 1923
Cidade: Florianópolis (SC)
Estádio: Ressacada (19000 pessoas)
Site: http://www.avai.com.br/



Teve um péssimo início de temporada. Ficou no penúltimo lugar da tabela na primeira fase do Catarinense e precisou jogar o quadrangular de descenso para não cair. O time tem muitas peças com passagens por grandes clubes do Brasil, algumas destas passagens sem destaque. O técnico é Gilson Kleina, que nas três últimas temporadas participou de duas campanhas que resultaram em rebaixamento: em 2012 no Palmeiras e em 2014 no Bahia. O Brasileirão será a oportunidade de o Avaí “salvar” a temporada e de Gilson Kleina apagar os últimos números ruins da carreira.

Principais entradas:
Guilherme Santos – Lateral Esquerdo – Fluminense
Émerson – Zagueiro – Atlético Mineiro
Nino Paraíba – Lateral Direito – Vitória
Principais saídas:
Nenhuma a se destacar.

Destaque: Marquinhos – Meia – 33 anos. O experiente meia é um dos maiores ídolos do Avaí nos últimos 20 anos (ou até mais). Formado nas categorias de base do Leão, Marquinhos está na sua quinta passagem pelo clube. Técnico, de bom passe e muito bom nas bolas paradas, é o principal articulador de jogadas do Avaí.

Time-base: Vagner (Diego); Pablo (Nino), Jéci, Émerson (Antônio Carlos), Guilherme Santos (Romarinho); Eduardo Costa, Uelliton, Marquinhos, Renan Oliveira; Anderson  Lopes (Roberto), André Lima. Técnico: Gilson Kleina.





Chapecoense: Meio da tabela
Presidente: Sandro Pallaoro
Fundação: 1973
Cidade: Chapecó (SC)
Estádio: Arena Condá (22600 pessoas)
Site: http://www.chapecoense.com/


Fez uma campanha razoável em 2014, ficando em 15º depois de mais de 30 anos fora da Série A, mas está deixando à desejar em 2015. No Catarinense, ficou em terceiro lugar no quadrangular final, a 6 pontos da zona de classificação à grande final, atrás de Joinville e Figueirense. No comando está Vinícius Eutrópio, responsável pelo acesso do Figueirense à Série A em 2013. O Furacão do Oeste conta com alguns nomes conhecidos do grande público, como os atacantes Roger e Ananias, o zagueiro Vílson e o meia Richarlyson.

Principais entradas:
Roger – Atacante – Suwon Bluewings (KOR)
Ananias – Atacante – Sport
Edmilson – Atacante – Red Bull Brasil
Principais saídas:
Leandro Pereira – Atacante – Palmeiras
Tiago Luís – Atacante – Joinville

Destaque: Danilo – Goleiro – 29 anos. Se a Chapecoense está disputando a Série A, deve muito ao Danilo. Goleiro experiente, fez carreira em times pequenos do Paraná. O Furacão do Oeste é justamente o maior desafio de sua carreira. Em 2014, disputou 37 partidas do Brasileirão e passou 12 destas sem sofrer gols, por conta disso, foi especulado em alguns times maiores. Neste ano, perdeu grande parte do estadual por causa de uma lesão, mas já está recuperado e pronto para fazer mais um campeonato seguro.
Olho nele: Roger – Atacante – 30 anos. Atacante experiente, foi o principal nome do ataque da Chapecoense no Catarinense, sendo, inclusive, vice-artilheiro da competição. Além da concorrência que já tinha, acabou de ganhar mais uma, o também experiente, Edmílson (ex-Vasco). Apesar de ter faro de gol, costuma perder bastante também, se não oscilar, a Chapecoense terá um bom centroavante.


Time-base: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vílson, Dener; Gil, Elicarlos, Bruno Silva, Camilo, Ananias; Roger. Técnico: Vinícius Eutrópio.




Corinthians: Luta pela Libertadores
Presidente: Roberto de Andrade Souza
Fundação: 1910
Cidade: São Paulo (SP)
Estádio: Arena Corinthians ou Itaquerão (48000 pessoas)
Site: http://www.corinthians.com.br/


Há algum tempo atrás, qualquer pessoa que acompanha o futebol brasileiro de forma mais geral e imparcial, colocaria o Timão dentre os favoritos ao título, mas as recentes eliminações no Paulistão e na Libertadores, instauraram uma crise no alvinegro e escancararam os mais diversos problemas do clube. O clube começou o ano de forma avassaladora, liderou o Paulistão e o seu grupo na Libertadores de ponta a ponta, mas não conseguiu manter o ritmo no mata-mata, eliminado em ambas as oportunidades dentro de casa, nos pênaltis contra o maior rival, o Palmeiras, e com uma derrota pelo placar mínimo por um time que priorizou a defesa durante todo o jogo, o modesto Guaraní-PAR. O conjunto, um dos pontos mais admirados do clube, se mostra cada vez mais frágil, jogadores que antes conseguiam ter destaque, hoje se mostram muito instáveis, o técnico Tite, antes muito lembrado por ser extremamente tático, parece que perdeu a mão da mesma. Uma boa campanha no Brasileirão será conseguida, se o time conseguir aguentar a pressão, se conseguir deixar de ser tão instável e se o elenco conseguir mostrar o seu verdadeiro futebol.

Principais entradas:
Cristian Baroni – Volante – Fenerbahçe (TUR)
Vágner Love – Atacante – Shandong Luneng (CHN)
Edu Dracena – Zagueiro – Santos
Principais saídas:
Nicolás Lodeiro – Meia – Boca Juniors (ARG)

Destaque: Paolo Guerrero – Atacante – 31 anos. Excelente centroavante, um dos melhores definidores do Brasileirão. Dificilmente permanecerá no clube, o contrato do atacante termina em julho e a alta pedida somada com a crise financeira que o clube vive, são empecilhos que estão dificultando a renovação. Caso ocorra a saída do camisa 9, o Timão terá graves problemas no ataque, Guerrero é um grande atacante e importantíssimo para o esquema de Tite, além disso, seu reserva imediato, Vágner Love, não vive uma boa fase.
Olho nele: Renato Augusto – Meia – 27 anos. O meia já não convive com as lesões, que eram recorrentes, e está conseguindo ter uma boa sequencia de jogos. Tite conseguiu encaixá-lo no esquema com a função de atacar, mas também recompor a marcação quando o time estiver sem a posse da bola. Vem sendo um dos destaques na criação do time, principalmente na fase apagada de Jadson.


Time-base: Cássio; Fágner, Felipe, Gil, Fábio Santos; Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson; Emerson, Guerrero. Técnico: Tite.





Coritiba: Luta contra o rebaixamento
Presidente: Rogério Portugal Bacellar
Fundação: 1909
Cidade: Curitiba (PR)
Estádio: Couto Pereira (40502 pessoas)
Site: http://www.coritiba.com.br/


Ao contrário dos maiores rivais (Atlético/PR e Paraná), chegou à final do Paranaense, mas foi facilmente batido pelo Operário Ferroviário, o placar agregado foi 5x0. Não iniciou o ano de forma tão ruim, mas as derrotas para o Operário deixaram claras as deficiências do time, principalmente na defesa. O treinador Marquinhos Santos tem nas mãos, um elenco insuficiente que precisa ser reforçado para a disputa do Brasileirão, ainda mais depois das saídas de jogadores importantes, como o goleiro Vanderlei, os meias Alex e Robinho e o atacante camaronês Joel.

Principais entradas:
Wellington Paulista – Atacante – Internacional
Luís Cáceres – Volante – Vitória
Wallyson – Atacante – Botafogo
Principais saídas:
Vanderlei – Goleiro – Santos
Robinho – Meia – Palmeiras
Joel – Atacante – Cruzeiro
Alex – Meia – Aposentadoria

Destaque: Rafhael Lucas – Atacante – 22 anos. O jovem atacante foi o artilheiro do estadual com 12 gols. Está no Coxa desde os 9 anos e desde lá tem fama de goleador, deve desbancar alguns nomes mais experientes na disputa pela titularidade no ataque. Se continuar com a boa fase, será ser de grande importância na campanha do Coxa.


Time-base: Bruno (Vaná), Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida, Welinton, Carlinhos; João Paulo, Hélder, Pedro Ken; Negueba (Keirrison), Rafhael Lucas. Técnico: Marquinhos Santos.





CruzeiroLuta pelo título
Presidente: Gilvan de Pinho Tavares
Fundação: 1921
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Estádio: Mineirão (62160 pessoas)
Site: http://www.cruzeiro.com.br/


O atual bi-campeão brasileiro, terá um campeonato para mostrar sua independência às peças perdidas. As saídas de Egídio, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, titulares absolutos na equipe de Marcelo Oliveira, foram repostas com Mena, Willians, De Arrascaeta e Leandro Damião. As peças encaixaram e o Cruzeiro teve um início de ano bem razoável, a única decepção foi a eliminação no Mineiro, nas semifinais para o Galo, em casa. Marcelo Oliveira demonstrou muita competência nos dois últimos anos, sendo bi-campeão sem contestação, portanto, mesmo que os primeiros meses não tenham empolgado tanto como nestes últimos dois anos, podemos ter a certeza de que a Raposa estará entre os primeiros colocados no Brasileirão.

Principais entradas:
Leandro Damião – Atacante – Santos
Giorgian de Arrascaeta – Meia-Atacante – Defensor Sporting (URU)
Eugenio Mena – Lateral-Esquerdo – Santos
Paulo André – Zagueiro – Shanghai Greenland
Henrique – Atacante – Palmeiras
Principais saídas:
Éverton Ribeiro – Meia – Al Ahli (EAU)
Ricardo Goulart – Meia-Atacante – Guangzhou Evergrande (CHN)
Lucas Silva – Volante – Real Madrid (ESP)
Marcelo Moreno – Atacante – Grêmio

Destaque: Leandro Damião – Atacante – 25 anos. O atacante surgiu muito bem no Internacional, no começo da década. Ano passado foi contratado pelo Santos, mas teve uma passagem muito apagada pelo Alvinegro Praiano. Chegou na Raposa no começo deste ano sob muita desconfiança e com uma grande responsabilidade, substituir o artilheiro boliviano Marcelo Moreno. Mas, nada melhor para um camisa 9 apagar más impressões do que gols, e foi exatamente isso que ele fez, artilheiro do Campeonato Mineiro com 9 gols, vem ganhando a confiança da torcida.
Olho nele: Giorgian de Arrascaeta – Meia-Atacante – Defensor Sporting (URU). Jogador jovem e habilidoso, vem se mostrando uma excelente contratação. Foi convocado pela Seleção Uruguaia para a disputa da Copa América e desfalcará a Celeste mineira durante este período. Ainda pode mostrar muito mais do que tem mostrado, mas já vem sendo um nome de muita importância para o Cruzeiro. É o camisa 10 e vem honrando a mesma.


Time-base: Fábio; Maike, Paulo André, Léo, Mena; Willians, Henrique, de Arrascaeta; Willian, Marquinhos, Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.


Observação: Na parte das transferências (entradas e saídas), foram consideradas as mudanças nos elencos em relação ao Brasileirão 2014.
Compartilhe:

Elias Santana

Estudante de jornalismo, soteropolitano de nascimento e amante do futebol por natureza. Aspirante a centroavante, sou fã de Cantona, Lucarelli e Nonato. Acredito que o futebol vai muito além das quatro linhas e que tem uma importante função social.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours