E o jogo que encerra o ciclo de finais nacionais na Europa é da Taça de Portugal, após a Conquista do Benfica na Taça da Liga (Clique), o duelo que encerra com chave de ouro a temporada do Futebol Português entre um Sporting, que se estabeleceu novamente como terceira força nacional, estabelecendo uma significativa diferença de pontos na Liga Portugal para este mesmo Braga que volta a se estabelecer nessa temporada como a quarta força nacional. Uma final recheada de Brasileiros, e de emoções.


Na etapa inicial o Sporting começou melhor, fazendo valer a sua melhor condição com boas decidas de Nani pela ponta esquerda em sua derradeira partida no time que o projetou, ao menos nessa passagem, afinal ele volta ao Manchester United após o empréstimo. Mas quando o time de Lisboa era melhor veio o baque, Cédric cometeu pênalti em Djavan após boa arrancada e no lance acabou expulso, Éder cobrou o pênalti tirando o goleiro Rui Patrício da foto para abrir o placar, poderia aí surgir um vilão. O time do Sporting não se entregava e continuava a equilibrar o duelo mesmo com um a menos, mas foi o Braga que ampliou o placar, com Rafa Silva na falha de Miguel Lopes na defesa do Sporting, para delírio do banco do time do Braga. Mesmo com o time do Sporting tendo um a menos, era valente, descia pro ataque, mas não foi o suficiente para diminuir a desvantagem, que ao intervalo era muito favorável ao Braga.


Na etapa final até a faixa dos 30 minutos o jogo era morno, o Braga excessivamente recuado, neutralizava bem o time do Sporting e conseguia algumas descidas em contra-ataque que levavam mais perigo do que o domínio territorial do adversário, cenário que começou a fazer os adeptos dos Leões deixarem o estádio. Porém era um jogo perigoso, aos 39 os apressadinhos tiveram de voltar quando Slimani finalizou da entrada da área para vencer o goleiro, o Braga se perdeu com o gol, tentava sair mas o Sporting ganhou uma grande injeção de ânimo e não pareceu ter um á menos, quando o Colombiano Freddy Montero já nos acréscimos ganhou a briga na área para dar o heroico empate ao time, quando seus adeptos novamente com pressa já deixavam o estádio, o tempo normal caminhou para o fim com emoções distintas, um Sporting de ânimo renovado, contra um Braga perplexo.


A prorrogação transcorreu com os time já exaustos, porém lá e cá, com muita luta, mais na base da empolgação no 1º tempo os times se revezaram no ataque, enquanto a etapa final foi mais travada. Nos penais veio o título, após apenas Alan pelo lado do Braga converter, pênalti que poderia decidir em favor do Braga foi um trauma, André Pinto parou no lesionado Rui Patrício, enquanto Éder mandou pro alto e Salvador Agra que fez um ótimo primeiro tempo mandou pro lado.

Era a festa para o 16º título do Sporting na competição, conquistado de forma heroica, o Braga se acovardou e foi penalizado no fim, não conseguindo chegar a sua segunda conquista na competição, pelo desenrolar do jogo, o resultado foi justo, se analisarmos o controle do jogo por parte do Sporting, mesmo com um á menos, quando conseguiu furar o bloqueio, empatou e encaminhou a conquista. Que venha o Derbi de Lisboa na Supertaça, no início da próxima temporada.


Com isso encerra-se nossa cobertura de decisões de Copas Nacionais, convido-os a acompanhar as nossas análises da temporada das principais ligas do planeta, Espanha, Inglaterra e Alemanha já no Ar, e a Liga Portugal em breve no Ar. 


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours