Valdívia em 2008 pelo Palmeiras (fonte:folhaz.com)
Caros leitores, me chamo Leonardo Carrazza e sou torcedor palmeirense desde 1994 quando comecei a entender o que se passava ao meu redor. Estarei responsável, aqui no Papo de Torcedor, para dar opiniões sobre o que acontece com o nostro querido Palestra Itália ou Sociedade Esportiva Palmeiras

O assunto do momento claro é a renovação/não-renovação de Valdívia na Sociedade Esportiva Palmeiras. Seria bom ou ruim para o clube a permanência? Ou melhor, o Palmeiras ainda precisa do Valdívia? Que tal voltarmos um pouco no tempo...
Dia 3 de agosto de 2008, Valdívia “El Mago” fazia sua última partida pelo Palmeiras (vitória de 2x1 sobre o Ipatinga). Última partida? Sim! O “El mago” fez a última partida, pois era o jogador que jogava 90 minutos, driblava, até finalizava bem para o gol, anotando seus tentos. Então ele foi embora e deixou uma saudade nos Palmeirenses. Veio o ano de 2009 e os palestrinos falavam “Meio campo com Diego Souza e Cleiton Xavier é bom, mas se tivesse o Valdívia...”


Eis que em 2010, o presidente Belluzzo resolveu trazer o Valdívia de volta. E a torcida se animou, se empolgou! Uma lesãozinha aqui, outra ali, uma ausência em um jogo decisivo aqui, outro ali também, mas nada que fizesse o torcedor perder as esperanças a respeito do chileno. Mas o tempo foi passando e as lesões não foram se curando, os salários elevados não foram se abaixando e as críticas por parte da torcida começaram a surgir.


Valdívia em partida contra o Santo André (fonte: r7)



Valdívia na final da Copa do Brasil 2012 (fonte: jovem pan)

Valdívia foi alvo de bons jogos quando entrou, mas polêmicas não faltaram. Em 2012, o clube havia chegado a uma final de Copa do Brasil graças à ajuda de um gol seu contra o Grêmio. E ainda abriu o placar do primeiro jogo da final ao cobrar pênalti, mas logo no segundo tempo foi expulso. Em 2012 mesmo, após a conquista e uma vitória sobre o Flamengo por 1x0, Valdívia fez questão de dar entrevista vestindo a camisa do Flamengo.


No resto da campanha de 2012, Valdívia mal entrou em campo e o Palmeiras foi rebaixado. Mas os elevados salários continuavam a encher o bolso do chileno. Em 2013, Valdívia parecia que queria mudar. Jogou bastante jogos na Série B e ajudou demais o clube a fazer uma boa campanha (próxima da campanha que o Corinthians fez em 2008), agora era voltar a jogar na série A.
Valdívia com a camisa do Flamengo (fonte: r7)


Em 2014, ele prometeu vários gols após uma vitória de 4x1 sobre o Atlético Sorocaba. Mas seria mesmo? 2014 aliás, um ano a ser bem esquecido por parte da torcida do Palmeiras. Valdívia chega a ser vendido no meio do ano, mas a negociação acaba não rolando e em vez de voltar pro clube, ele some e vai para a Disney. E o time precisando dele! Porque quando o chileno jogava pelo Palmeiras em 2014, o aproveitamento chegava próximo de time do G4. Sem ele, era de time rebaixado!
Termina o campeonato com o Palmeiras escapando da degola por incompetência de seus adversários. Palmeiras estava com problemas financeiros que começavam a ser solucionados por Paulo Nobre, mas o Valdívia continuava a receber seus salários altos. Mesmo quando não jogava (maior parte do ano).

Enfim, agora vamos ao ano de 2015. O Palmeiras acho que finalmente aprendeu após 2010-11-12-13-14 que não dava mais para depender do Valdívia. E que precisava fazer um meio campo com qualidade para que o tal “mago” não aparecesse como principal jogador. Vieram jogadores como Zé Roberto, Robinho, Arouca, Cleiton Xavier, Gabriel, etc., além da manutenção de Allione que pouco rendeu no time patético de 2014. O ataque veio com mais qualidade com Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira.
Claro que no papel o time do Palmeiras é bom. Mas pode ser muito melhor. Acontece que em 2015, o time vem rendendo muito bem sem o Valdívia. E não bastasse isso, o chileno em uma entrevista cutucou e cutucou Paulo Nobre, Alexandre Mattos, etc.

Em suma, o Valdívia joga bem, mas tem um custo elevado que talvez possa ser investido em outros setores com mais jogadores. Além do mais, quando as coisas caminham tranquilas no turbulento Palmeiras, parece que ele gosta de aparecer mais que os outros. Ainda mais causando polêmicas e não com o futebol de magia abandonado em 2008.

Obrigado, Valdívia, pelo que você fez em 2008. O Palmeiras está indo bem sem você, poderia ir melhor com você EM CAMPO. Mas infelizmente, parece que Campo e Valdívia não se falam muito. Não há mais a necessidade de manter o Valdívia ganhando altos valores e jogando pouco. Ninguém questiona a qualidade do chileno, e sim a frequência com que joga. Isso prejudicou o Palmeiras e a melhor maneira para não prejudicar mais é deixar que o mago seja feliz... em outro lugar.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours