Caros amigos, a 30ª rodada da Liga das Estrelas foi tranquila para as principais equipes. Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid venceram e se mantiveram nas três primeiras colocações.

Atlético de Madrid 2 x 0 Real Sociedad

O Atleti voltou a ostentar o posto de terceiro melhor time espanhol, com a vitória por 2 a 0 sobre a Real Sociedad, no Vicente Calderón.

As análises dos jogos do Atlético, ao menos nas últimas três partidas, foram simples de fazer, porque a fórmula é a mesma: pressão na saída de bola e gol nos primeiros movimentos.


Arda Turan acertou a trave na finalização inicial, aos 50 segundos. Aos 2 minutos, escanteio cobrado por Koke na pequena área, desvio contra o próprio gol de Mikel González e bola na rede. 1 a 0.

O 4-4-2 armado por Simeone não diminuiu o poder de matar o jogo, quando as oportunidades aparecem – característica bastante presente no time campeão na temporada passada.

Aos 10, Griezmann completou o lance e fez o segundo, após rebote do goleiro Rulli, em chute forte de Koke da entrada da área. O francês, porém, não comemorou em razão de sua ligação com a equipe de San Sebástian, onde jogou de 2009 a 2014. A partida acabou aqui.

O time basco foi ineficiente, montado no 4-2-3-1 pelo bom treinador David Moyes (passagem no Manchester United à parte). Mesmo com a boa apresentação do meia Chory Castro, a Real Sociedad sentiu falta de uma presença ofensiva.

O Atlético se postou na defesa. Sem sofrer maiores riscos e com o pensamento no desgaste, que pode ser decisivo no embate madrilenho na Champions League, diante do Real, o time não esboçou contra-ataques para ampliar o placar.

Pode-se contestar a forma como os colchoneros constroem os resultados, mas não o fato de ser um time difícil de ser batido – dentro ou fora de seus domínios –, e que pode, de acordo com as circunstâncias, aumentar ou diminuir a intensidade no ataque, sem perder a consistência defensiva.

O fato de confiar na força e na intensidade, ao invés da técnica em algumas vezes, deixa a partida monótona. Contudo, é a filosofia de Simeone que faz esse esquadrão incomodar todo e qualquer adversário.

Barcelona 4 x 0 Almería

Com estilo, os blaugranas mantiveram a vantagem na liderança. Messi e Suárez colocaram a partida no bolso e o Barça, mesmo sem Neymar, fez 4 a 1 no Almería, no Camp Nou.

O brasileiro, aliás, foi poupado por Luiz Enrique. O treinador justificou a não entrada do camisa 11, durante os 90 minutos, afirmando, em entrevista coletiva, que o Barça tem partidas decisivas pela frente. Destaque para o jogo contra o Paris Saint-Germain, na próxima quarta-feira. Piqué, Mathieu e Iniesta também descansaram.

Assim, o 4-3-3 culé contou com Pedro no ataque, Sergi Roberto no meio-campo, Mascherano e Bartra na zaga. O Almería atuou no 4-4-2, mas sentiu a ausência de seu meia criativo, o experiente Soriano, que entrou apenas na segunda etapa.

O domínio territorial do confronto foi catalão. Ainda que poucas chances tenham sido criadas frente a um combalido scratch rojiblanco. Dessa forma, foi preciso um toque de craque para abrir o caminho da vitória.


Messi desceu pela direita, no seu estilo de início de carreira, bateu de chapa, no canto contrário ao do goleiro, e abriu a contagem aos 31 minutos do primeiro tempo.

Em lance semelhante, já na segunda etapa, aos 9, Luis Suárez arrancou pela direita, trouxe para o meio e bateu no ângulo direito.

O uruguaio ainda fecharia o placar no final da peleja, aos 47, após passe de Pedro – o 12º jogador culé nessa temporada. O zagueiro Bartra marcou de cabeça aos 29, após escanteio cobrado da direita.

Com os 4 a 0, o Barcelona pode administrar a vantagem na ponta do Campeonato Espanhol. Embora o próximo encontro pela competição seja no Ramón Sanchez Pizjuán, onde o Sevilla está invicto há mais de um ano.

Rayo Vallecano 0 x 2 Real Madrid

O Campo de Fútbol de Vallecas dá a sensação de partida de Libertadores. Dimensões reduzidas, torcida próxima, pressão.

O clima desconfortável atrapalhou a apresentação do Real Madrid, sobretudo no primeiro tempo, mas não o resultado: 2 a 0 com participação efetiva do português Cristiano Ronaldo.

O Rayo Vallecano, também time de Madrid, jogou no 4-2-3-1, com o uniforme à La River Plate – com a famosa faixa transversal vermelha no peito. Os vallecanos incomodaram pela imposição física.

Os merengues voltaram a utilizar o 4-3-3, mas algo não estava bom.

Ao final da etapa inicial, por exemplo, a posse de bola da equipe mandante chegou a impressionantes 61%, com chances de gol inclusive. Destaque para as cabeçadas do centroavante Manucho.

A primeira, aos 32 minutos do primeiro tempo, após um cruzamento da direita, e segunda, depois de novo cruzamento, aos 42 da etapa complementar, que obrigaram Casillas a fazer boas intervenções. O camisa 1 foi um dos destaques do Real.


Mas, quando as coisas não estão encaixadas, os craques aparecem.

Tanto que os gols tiveram a presença do atual melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo.

Aos 22 minutos do segundo tempo, o gajo escorou de cabeça, passe de Carvajal.

Seis minutos adiante, o português arrancou pela meia e deixou a bola com James Rodriguez, que bateu tirando do goleiro Cobeño, no canto direito.

A exibição não foi um primor, porém o placar sim. Os merengues não terão Ronaldo, Kroos e James para o confronto diante do Eibar, no próximo sábado, pois estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos.


Destaques: 300 gols de CR7 com a camisa merengue, depois de marcar contra o Rayo. Ronaldo tem média de 1,04 gols por jogo.

1 a 0 é goleada! O Eibar venceu o Málaga, atual sétimo colocado, por 1 a 0 e subiu três posições na tabela da Liga BBVA, chegando ao 13º lugar. A vitória, com gol de Piovaccari, foi a primeira desde o dia 10 de janeiro, quando a equipe bateu o Getafe por 2 a 1.


A rodada ainda terá três jogos nesta quinta. Entretanto, a classificação momentânea está da seguinte maneira:


Resultados 30ª Rodada

Atlético Madrid 2 x 0 Real Sociedad (Terça-Feira)
Eibar 1 x 0 Málaga
Levante 1 x 2 Sevilla

Barcelona 4 x 1 Almería (Quarta-Feira)
Deportivo La Coruña 0 x 0 Córdoba
Granada 1 x 1 Celta de Vigo
Rayo Vallecano 0 x 2 Real Madrid

Athletic Bilbao 1 x 1 Valencia
Elche 0 x 1 Getafe
Villarreal 0 x 3 Espanyol




*Imagens: AFP, Agência Reuters e ligaBBVA.com

Estou no Facebook: Fábio Dias
Curtam a página do Blog no Facebook: Jovens Cronistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours