TEMA: Esperança. 
MENSAGEM: Deus está no controle. O mal não prevalecerá!
LIVRO: Habacuque.
TEXTO BÍBLICO: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?" (Habacuque 1. 2,3)



Por diversas vezes nós Cristãos, somos perguntados por pessoas que não creem em Deus: “Se Deus existe, porque tanta maldade no mundo?”. Habacuque tinha essa dúvida, ele cria em nosso Deus, servia à Ele, mas a exemplo de muitas pessoas também tinha esse ponto de interrogação o incomodando. No capítulo primeiro do seu livro, Habacuque faz diversas perguntas a Deus, não entendendo o motivo de tanta maldade no mundo; não entendendo porque o ímpio que sempre ofende a nós cristãos e parece estar sempre de cabeça erguida. Por que o ímpio parece sempre prevalecer? Por que nós justos sofremos tanto?

As respostas de todas essas perguntas começam a surgir no segundo capítulo. Deus responde a Habacuque dizendo que momentaneamente o mal prevaleceria, mas que chegaria um momento que Deus prestaria contas contra todos os ímpios. O juízo chegaria à todos os que sempre zombaram de você, cristão fiel ao Senhor! A justiça sempre prevaleceu e vai continuar prevalecendo!

No capítulo três de seu livro, após receber as respostas sobre as dúvidas que tinha, Habacuque dedica uma oração ao Senhor. Uma oração de agradecimento e regozijo, pois obteve as respostas que pediu a Deus. Nos versículos de seu pequeno livro percebemos que Deus não prometeu que as coisas seriam fáceis, que o seu povo não sofreria aflições; afinal, Ele permitiria que os babilônios invadissem Judá e castigassem  o seu povo. Mas Senhor garantiu que faria justiça, que no final de tudo o bem venceria! Se por um momento o mal estivesse vencendo, era por conta dos pecados do povo, que por muito tempo deixou de adorar ao único Deus, para adorar deuses criados por mão homens e o Senhor abomina isso!


* A partir de hoje, que possamos ter essa mesma certeza. Que muitas vezes é complicado entendermos o agir de Deus, mas que Ele está no controle de tudo. Por mais que os caminhos sejam difíceis e muitas vezes doloridos, Deus fará justiça e o mal não vai prevalecer contra as nossas vidas. Há uma esperança de dias melhores! CREIA!
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours