Ora muito bem-vindos ao mais recente espaço aqui do blog. O meu nome é Daniel Leite, sou "português de Portugal" e venho-me apresentar perante vocês como o novo "analisador"/comentarista da Liga Zon Sagres, a liga principal em Portugal. Alguns talvez já me conheçam de outras andanças, sendo que eu faço parte também (assim como o Mário Magalhães) do Wrestling PT, estando responsável pelo espaço chamado "Beyond The Mat" que vai para o ar às quartas-feiras. Espero que gostem do meu trabalho daqui para a frente e espero ver comentários e opiniões sobre o que eu faço e sobre os jogos aqui de Portugal porque eles valem a pena ser assistidos! E é tudo, vamos então ao que interessa, que é iniciar a leitura da minha antevisão para a próxima temporada no futebol português.

Num ano que sucede a hegemonia do Benfica no que ao futebol jogado diz respeito, temos um campeonato que promete. Com as duas principais ameaças ao detentor do título (Porto e Sporting) numa luta acesa pela contratação dos melhores activos que encontram no mercado e que melhor se ajustam à sua forma de jogar, a coisa está séria quando cada vez mais nos aproximamos do inicio do campeonato 2014/2015. Porto e Sporting, ambos com novos treinadores, tentam dar ao futebol das respectivas equipas a frescura que lhe faltou no campeonato passado, deixando fugir entre os dedos o tão ambicionado título para Jorge Jesus e os seus pupílos. 


Julen Lopetegui, actual treinador do Porto, está a apostar forte nas contratações sonantes, sendo a de maior relevo a de Cristian Tello, vindo de Barcelona a título de empréstimo. Um jogador que, vindo da equipa que vem, tem altas expectativas recaídas nele pelo que se espera um rendimento elevado por parte do mesmo. Se isso será uma coisa boa ou má, só poderemos perceber com o avançar das jornadas, pois com tantas expectativas o mais pequeno erro pode criar uma grande contestação. Outro jogador que, na geral opinião do povo português, vai brilhar no Porto é Ricardo. Ricardo, para os mais esquecidos, é o antigo guarda-redes da Académica de Coimbra, clube no qual fez exibições excelentes pedindo-se, inclusivé devido a isso, uma chamada à selecção portuguesa para o Mundial, coisa que não chegou a acontecer. Resumindo um pouco as coisas, o FC Porto está a criar uma boa equipa com os novos reforços, se bem que não vai mais poder contar com Mangala e Fernando, ambos vendidos ao Manchester City. Jogadores como Helton, Licá, Ghillas, Abdoulaye, Josué e outros tantos foram dispensados e estão neste momento à espera de saber onde irão parar num futuro próximo.



Passando agora ao Sporting: Pode-se dizer que o Sporting, mesmo com um treinador novo, está a tentar dar seguimento ao trabalho começado por Leonardo Jardim o ano passado. Com a partida do madeirense para o Mónaco entrou Marco Silva para o seu lugar, treinador sensação no Estoril nas últimas épocas, levando a excelentes exibições dessa mesma equipa. Este sucesso no Estoril levou a uma valorização dos jogadores que desse clube fazem parte, dando a muitos a oportunidade de alinhar pelos clubes ditos “grandes” do campeonato português. Sporting está a surpreender nesta pré-época com uma série de vários jogos sem perder nesta pré-época, enchendo as medidas aos seus adeptos que até há bem pouco tempo tinham perdido a esperança no clube e no rumo que este tomava. Uma má gestão levou o Sporting quase ao fundo do poço mas, ainda a tempo de evitar males maiores, Bruno de Carvalho tomou as rédeas do clube e conseguiu trazer de volta a alma sportinguista ao clube pelo qual é responsável, e, apesar de polémico, há que reconhecer que este tem um grande mérito pelo trabalho executado à frente do verde e brancos. Com André Martins e Tanaka em destaque nos últimos jogos espera-se uma equipa de ataque forte e sólido por parte do Sporting, abrindo os horizontes à imaginação dos sportinguistas no que pode vir a ser um ano de grande sucesso em que o principal objectivo, segundo o “Presidente Sem Medo” Bruno de Carvalho, é o campeonato.




Chegámos então agora ao actual campeão, o SL Benfica. Depois de uma época de grande sucesso a nível nacional, conquistando tudo o que havia para conquistar “cá dentro”, ficou com um amargo de boca depois daquela final da Liga Europa em Turim, contra a equipa dos também portugueses Beto e Daniel Carriço. Como esperado por todos, o Benfica teve de vender, e muito tem vendido. Desde Garay, Oblak e Markovic a André Gomes e Rodrigo muitos foram os jogadores que abandonaram o plantel vermelho e branco este ano, o que, até ao momento, são perdas bastante significativas para o plantel do campeão nacional pois não há ainda um recuperar da dinâmica que estes ofereciam à equipa. Com a porta das transferências ainda aberta especula-se que as vendas não se fiquem por aqui, podendo então incluir ao lote de jogadores vendidos duas das peças fundamentais, Gaitan e Enzo Pérez. Sendo dois pilares do “futebol técnico” do Benfica, a sua saída significaria o aparecimento de duas vagas no onze de Jorge Jesus, que teria de rever toda a sua estratégia para conseguir colmatar essas saídas. As chegadas de Bebé, Eliseu, Talisca, Derley e os regressos de Nelson Oliveira, Lisandro Lopez, Franco Jara e Ola John (entre outros) vêm ajudar a fazer com que as escolhas do treinador do Benfica não sejam tão dificeis, mas não se espera tarefa fácil. Com uma pré-época muito pouco convincente, os benfiquistas encontram-se a questionar de novo os métodos do seu “mister”, o que pode causar uma instabilidade dentro do balneário que nenhum clube deseja. A derrota de dia 27 com o Ajax no jogo em memória do “King” Eusébio por 0-1 não veio, de maneira nenhuma, ajudar a acalmar os ânimos.

Os grandes encontros da primeira volta do campeonato vão-se dar na 3ª, 6ª e 13ª jornadas com os embates entre os grandes do futebol português. Benfica e Sporting defrontam-se logo na 3ª jornada, com a primeira volta a ser jogada no Estádio da Luz. Segue-se um Sporting-Porto na 6ª jornada com jogo a realizar-se no Alvalade XXI, casa do Sporting. Por fim, como último derby da 1ª volta temos a Águia Vermelha a medir forças com o Dragão Azul com jogo a realizar-se na cidade do Porto, casa dos azuis e brancos.

Numa nota final, é de comentar também os restantes clubes. Estoril, SC Braga, Guimarães, Nacional, Belenenses e Maritimo são as equipas de meio/topo da tabela a quem devemos sempre deitar um olho porque é com eles que os grandes perdem os pontos preciosos que lhes fazem falta no final do campeonato. Veremos quem tem estofo para se aguentar ao ataque dos grandes e consegue conquistar o seu lugar nas competições europeias que tanto agrada aos seus adeptos. Temos umas mexidas nos clubes, sendo que temos duas subidas à Primeira Liga (Penafiel e Boavista) e apenas uma descida à Liga de Honra (Segunda Liga portuguesa) protagonizada pelo Olhanense, passando assim o campeonato principal em Portugal a contar com 18 equipas, o que perfaz um total de 34 jornadas. Jornadas nas quais vamos ver grandes golos, grande futebol, e jogo fora das 4 linhas porque ,afinal, o que era do futebol sem uns “mind games”?!




Voltará o Benfica a conquistar o título, fazendo o que há muitos anos não faz e sagrar-se bi-campeão? Será o Sporting capaz de estar presente no topo da tabela classificativa ao fim das 34 jornadas e sagrar-se campeão pela primeira vez em mais de 10 anos? Ou será o Porto a levar a taça para casa? O melhor mesmo é acompanhar e ver o que este campeonato nos vai oferecer!


(Para mais informações sobre o calendário desportivo da época 2014/2015 do futebol português, visitem o site oficial da Liga Portugal; http://www.ligaportugal.pt/oou/jornada/20142015/primeiraliga.)

Nota da Redação: Acreditamos que Daniel Leite é uma grande valia para o nosso projeto, ele é de Portugal, então peço que não estranhem algumas das palavras que ele coloca, pois há diferenças no Português da Terra Mãe, para o nosso, nada que dificulte a compreensão. A cobertura da Liga Portuguesa era uma lacuna que precisava ser preenchida, e foi com maestria, além de sua qualidade, já atestada em wrestling.pt (onde inclusive também conhecemos Mario Magalhães) pode ser um elo muito importante entre Brasil/Portugal, levando nossos textos à um outro patamar de inclusão, uma integração entre as duas principais Nações que falam Português, esse, assim como a entrada de Deny Freitas, é mais um grande passo que Jovens Cronistas! (Clique) dá em direção ao topo.


Compartilhe:

Daniel Leite

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Onde é que faltou frescura ao Sporting durante a época passada? Hmm tremeram um bocadinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou frescura ao Sporting na hora de ser decisivo, na hora de ser conciso. Aproveitaram, e bem, os deslizes do Porto, e com o trabalho produzido ao longo da época conquistaram o segundo lugar. No entanto, acho que vos faltou sempre algo, algo que é normal quando se está a começar uma equipa de raiz, não é fácil. A saída do Leonardo Jardim não ajudou, mas o Marco Silva aparenta ter posto as coisas nos eixos e pode ser que consigam afirmar-se como uma equipa a ter mais em conta do que no ano passado. Veremos se o percurso na Champions não fará com que o foco fique fora do campeonato... Tudo pode acontecer no futebol, e o mesmo se aplica ao Porto com o novo treinador. Ao Benfica não tanto pois o Jesus já mostrou que consegue lidar com várias competições ao mesmo tempo, e conseguiu fazê-lo aprendendo com os erros de outros anos, é bom lembrarmo-nos disso. é tudo uma questão de "se", mas se assim nos for possível, cá estaremos para acompanhar :)

      Excluir